Lideranças dos Hospitais de SC reúnem-se  com Governador do Estado

Foto Divulgação

O presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (Ahesc), Altamiro Bittencourt juntamente com os diretores dos Hospitais de SC, estiveram reunidos nesta terça feira, dia 2, com o Governador Carlos Moisés, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

Um canal direto entre o Governo do Estado e os Hospitais catarinenses, o estudo de um cronograma de repasse dos pagamentos, um grupo de trabalho para aperfeiçoar a Política Hospitalar Estadual, criar uma agenda em comum em sintonia com a SES, Fórum Parlamentar Catarinense e Ahesc sobre habilitações e consequentemente melhorar o per capita do SUS e a inclusão dos Pequenos Hospitais e Clínicas de Hemodiálises na Política Hospitalar, foram as sugestões apresentadas pela AHESC na reunião com o Governador Carlos Moisés, Secretário de Saúde Dr. André Mota e o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado José Milton.

Durante o encontro, agendado pelo deputado José Milton, o presidente da Ahesc, Altamiro Bittencourt solidarizou-se com o governador pela posição adotada no enfrentamento a Covid 19 e observou que as pessoas precisam entender que isolamento social tem sido fundamental neste momento de pandemia. Colocou, ainda, a importância da AHESC neste cenário de pandemia, com 116 hospitais e mais de 29 mil colaboradores, a serviço da saúde dos catarinenses. Dentre os temas abordados, estavam à celeridade e um cronograma de pagamento dos recursos do Fundo Nacional de Saúde aos hospitais credenciados, e o cronograma para o pagamento da Política Hospitalar Catarinense.

Foto Divulgação

“É nosso compromisso darmos celeridade a estes pagamentos e estamos estudando uma forma e contamos com vocês na busca desta equação”, informou o secretário de Saúde.

Sobre a inclusão dos Pequenos Hospitais e Clínicas de Hemodiálise na Política Hospitalar Catarinense, o Governador falou que serão feitas adequações e está aberto para o diálogo e sugestões da AHESC, também referiu-se a outros projetos voltados a setor para diminuição das filas das cirurgias eletivas que acabaram sendo pausados devido à pandemia.

“Sabemos que é preciso ser feita adequações e vamos através de um grupo de trabalho formado por vocês e técnicos da Secretaria de Saúde, para apresentar propostas e soluções e o que for possível certamente iremos implantar para aperfeiçoar”, destacou o Governador.

Para José Milton que preside a Frente da Saúde a reunião marcou um novo direcionamento do diálogo e entendimento.

“Hoje saio daqui com a convicção que estamos entrando num caminho que irá aprimorar os trabalhos da Saúde, de forma que atenda a necessidade dos nossos hospitais, assim como resultará num melhor atendimento a população”, disse o Parlamentar.

O governador pediu ao deputado desengavetar o PL que determina o governo repassar os recursos diretamente aos hospitais e não aos municípios, visando agilizar os repasses.

O diretor executivo da Ahesc foi indicado pelo presidente e prontamente aceito pelo Secretário André e Governador Moisés, para fazer a interlocução entre o Secretário da Saúde, Alesc e Ahesc a fim de que essas sugestões da reunião realmente sejam concretizadas.

Foto Divulgação

Fonte Assessoria de Imprensa da Unoesc Joaçaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *