Curso de engenharia da Unoesc produz máscaras com impressora 3D

Foto Divulgação

Foto Divulgação

O curso de Engenharia de Computação da Unoesc Joaçaba, por meio de seu laboratório de Microengenharia, está produzindo máscaras de proteção (tipo Face Shield) por impressão 3D, para uso de professores e acadêmicos dos cursos da Área das Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia), para o retorno às atividades de estágio e atendimentos no mês de junho. A necessidade surgiu a partir da avaliação por parte da universidade do número necessário de Epi’s.

De acordo com o coordenador do Curso de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, professor João Henrique Bagetti, a princípio seriam necessárias em torno de 650, e como estava com apenas uma impressora disponível, poderia se fabricar 150, dentro do prazo necessário. Sendo assim, as outras unidades foram adquiridas por meio do setor de compras além de providenciar todo o material para impressão das hastes e as chapas de acetato que fazem a proteção facial. Os elásticos para fixação na cabeça foram doação da empresa Di’Lunas, de Joaçaba.

Foto Divulgação

Outro ponto importante, destacado pelo professor, foi o auxílio de diplomados da Unoesc, o engenheiro de produção, Tiago Maurício de Lima, possui uma empresa de brindes, a Laser tech, que utiliza máquina de corte a laser e a disponibilizou para cortar as chapas de acetato sem custo para a universidade, o que também agilizou em muito o processo para a entrega. O diplomado do curso de Engenharia Elétrica e técnico do laboratório, Gabriel Chies, se disponibilizou a vir ao menos meio período durante o período de isolamento e montou a nova impressora 3D adquirida recentemente, com menor capacidade, mas que auxiliou bastante no processo. O estagiário do laboratório de Microengenharia, Otavio Ferraz foi voluntário em alguns períodos para fazer a impressão. Assim conseguiu-se imprimir 230 hastes, 80 unidades a mais, que também serão utilizadas, devido a uma nova verificação de maior necessidade nos cursos.

As máscaras estão em fase final de impressão, as mesmas serão higienizadas e embaladas para ficarem disponíveis para o almoxarifado realizar a distribuição a partir do início de junho.

Fonte Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *