Curso da Unoesc têm artigos aprovados em Congressos renomados na área da Contabilidade

Os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba conquistaram a aprovação de sete artigos em dois dos maiores Congressos de Contabilidade, sendo: quatro trabalhos no 15º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade e três trabalhos no 14º Congresso ANPCONT – Associação Nacional de Programas e Pós-Graduação em Ciências

Contábeis. Os artigos aprovados são frutos dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da turma egressa de 2019/02.

O Congresso USP será realizado nos dias 29 a 31 de julho. Neste ano de forma totalmente online, devido à pandemia do Coronavírus. Quanto ao Congresso ANPCONT, o mesmo está marcado para os dias 12 a 14 de dezembro, em Foz do Iguaçu/PR. Entretanto, a Diretoria e comitê local avaliam, periodicamente, a viabilidade de realização do Congresso presencialmente, com base em orientações dos órgãos de saúde internacionais, nacionais e locais e de informações sobre a pandemia. A decisão final sobre a modalidade presencial ou virtual ocorrerá em setembro.

Essas aprovações refletem um trabalho que iniciou no ano de 2019, parceria entre coordenação e colegiado, buscando fomentar a pesquisa no curso de Ciências Contábeis.

“A busca por temas emergentes da área contábil fazem com que os acadêmicos tenham vontade de pesquisar. Não é só mais uma pesquisa que ficará guardada. As pesquisas evidenciam resultados no intuito de auxiliar a sociedade, as empresas e stakeholders”, enfatiza o orientador do trabalhos aprovados, professor André Carlos Einsweiller.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares de toda Universidade.

“Quando se comenta em pesquisa precisa-se entender que esta é um processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado em problemas emergentes da prática social”, destaca a coordenadora.

Os trabalhos aprovados evidenciam o uso da abordagem quantitativa, com uso de software estatístico e utilização de dados da bolsa de valores do Brasil [B]3 – (Brasil, Bolsa, Balcão). Essa metodologia possibilita esses resultados que são comprovados estatisticamente, e ao mesmo tempo, incrementa na carreira do acadêmico a participação de eventos dessa magnitude.

“A participação nesses eventos permitirá a troca de experiências e estudos, bem como a divulgação de ideias e práticas atuais da área contábil, aproximando pesquisadores e acadêmicos. Além disso, os artigos aprovados são relevantes para o meio acadêmico e fortalecem o fomento das pesquisas na instituição”, finaliza Einsweiller.

Os trabalhos aprovados foram:

Influência da agressividade tributária no desempenho das empresas listadas na B3, dos acadêmicos Paula Arpini e Paulo César Ritter, sob orientação dos professores André Carlos Einsweiller e Ardinete Rover – aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT.

Influência da governança corporativa no desempenho das empresas listadas no índice IBRX100, das acadêmicas Camila Batistelli e Elisabete Groto, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller – aprovados no Congresso USP.

Influência das perdas do valor recuperável do goodwill no desempenho das empresas listadas na B3, das acadêmicas Catia Bernardini Chinato e Mirian Perão, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller – aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT.

Folga financeira versus desempenho econômico: um estudo em empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis listadas na B3, das acadêmicas Débora Anne Trojan e Débora Danielli, sob orientação do professor André Carlos Einsweiller – aprovados no Congresso USP e Congresso ANPCONT.

Fonte Assessoria de Imprensa