Campanha virtual marcará o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia “18 de Maio” é uma data símbolo do combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Joaçaba, a data também foi instituída como o Dia Municipal de Combate a Todas as Formas de Violência Contra a Criança, o Adolescente, a Mulher e ao Idoso, também conhecido como Dia Branco. Pensando nisso, os municípios de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna articularam juntos uma Campanha Virtual, com objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, pois é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Em virtude da pandemia ocasionada pelo covid-19 e a impossibilidade de fazer a Campanha com a participação popular, as ações neste ano estão sendo reestruturadas para uma divulgação exclusivamente online.

Em parceria com o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba, serão disponibilizados aos municípios envolvidos na Campanha, materiais audiovisuais (vídeos), abordando a temática por meio do Espetáculo Teatral “Flor e Ser”. Serão diversos temas abordados na série de quatro vídeos, como bullying, redes sociais, negligência familiar e o tema central da Campanha que é o Abuso e a Exploração Sexual. Também será disponibilizado de modo virtual, uma cartilha em PDF com informações sobre o tema, formas de identificação e canais de denúncia.

Cada município mobilizará os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, bem como toda a Rede de Atendimento à criança e ao adolescente para auxiliar na divulgação dos materiais e assim atingir o maior número de pessoas, objetivando que a população se conscientize e denuncie toda e qualquer forma de violência, ação ainda mais necessária nesses tempos em que as crianças e adolescentes passam mais tempo na internet e o isolamento pode ser um fator de agravamento das situações de violência.

A campanha, também conta com a parceria da JCI, a qual está articulando junto ao comércio local para que enfeitem seus estabelecimentos de branco e também que sensibilizem seus funcionários a vestirem branco no dia 18 de maio em prol desta causa.

SAIBA MAIS SOBRE A DATA
A data foi escolhida como dia de mobilização nacional contra a violência sexual, pois em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade, desde então todos os anos a data é lembrada para reafirmar o compromisso de todos no enfrentamento da violência sexual.

DENUNCIE
Disque 100
Conselho Tutelar de Joaçaba: (49) 3522-2830 (49) 9 8831-0882
Conselho Tutelar de Herval: (49) 3553-2324 / (49) 9 9146-4193
Conselho Tutelar de Luzerna: (49) 3551-4775/ (49) 9 9921-6640

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *