Curso promove por videoconferência projeto “A hora da Ciência” 

O Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba está promovendo durante esse semestre, encontros por videoconferência, do projeto de extensão, “A hora da Ciência”.  Conforme explica a professora Fernanda Maurer D’Agostini, o projeto teve início em 2018, durante o período das aulas com o intuito de, cada encontro ter duração de uma hora, sendo estas palestras ou discussão de vídeos já previstas no plano de ensino dos componentes curriculares. A partir de 2019, a pedido dos acadêmicos, os encontros já eram realizados a noite toda.

Foto Divulgação

O objetivo do projeto é abordar assuntos de forma rápida e informal (a atividade muitas vezes vira um bate papo entre o convidado e os participantes) que não são abordados em nenhum componente curricular, mas que auxiliam na formação do profissional.

“Já trabalhamos assuntos como empreendedorismo; educação ambiental; ações ambientais em grandes empresas; criação de abelhas e sua importância econômica, agrotóxicos e os problemas ambientais, na saúde e opções de cultivos orgânicos; saúde (testes de vacinas e outros fármacos) — comenta Fernanda.

A professora explica que a partir deste semestre os encontros serão realizados por videoconferência e quem tiver interesse em participar basta acessar o link e entrar na sala. Caso não seja possível o acesso no horário marcado, o encontro será gravado para compartilhar posteriormente nas redes sociais. O interessado também pode entrar em contato com o curso de Ciências Biológicas e solicitar a inserção do seu e-mail na lista de contatos do projeto, assim, receberá a programação das videoconferências como convite no e-mail, já com o link disponível daquele encontro.

“A ferramenta de videoconferência é ótima para aproximar acadêmicos, professores, pesquisadores e comunidade externa, uma vez que a dificuldade em assistir uma atividade presencial já não existe mais, sem falar na otimização de tempo utilizando esta ferramenta. Além disso, os encontros sendo gravados e disponibilizados posteriormente, permite que o acadêmico possa acessar o conteúdo quantas vezes achar necessário, o que auxilia em uma maior compreensão do assunto trabalhado naquele momento”, finaliza a professora.

Foto Divulgação

AGENDA

DIA 22 DE ABRIL
Hora da Ciência 3 – Profissão cientista: desafios, experiências e oportunidades além das fronteiras.
https://meet.google.com/bag-utfk-fhe

DIA 23 DE ABRIL
Hora da Ciência 4 – O papel das modificações de proteínas na biologia da célula: lições de um protozoário.
https://meet.google.com/wbd-kxov-kzq

DIA 24 DE ABRIL
Hora da Ciência 5 – Business Inteligence: aplicando ciência no mundo corporativo.
https://meet.google.com/bag-utfk-fhe