Tapioca engorda? Veja o que ela pode fazer com o corpo

O consumo desse alimento de forma exagerada, sem necessidade e fora do período indicado pode trazer malefícios à saúde e, em certas situações, até o ganho de peso indesejado. Entenda o que a ingestão de tapioca pode provocar no seu corpo e quando consumir o alimento.

Por possuir uma quantidade alta de glicose e ser processada com velocidade pelo organismo do indivíduo, a tapioca pode sim levar ao ganho de peso se for consumida de forma incorreta.

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, comer esse alimento sem necessidade ou em excesso pode, inclusive, causar problemas cognitivos (processamento de informações, memória e raciocínio), diabetes e também obesidade.

Por isso, a quantidade recomendada de tapioca para consumo depende da taxa de energia gasta diariamente por um indivíduo. É importante ressaltar que ela faz parte de um grupo de alimentos mais voltados a pessoas que praticam atividade física e possuem um alto gasto calórico.

Além disso, é preciso ter cautela com a elevada taxa calórica e os baixos valores nutritivos da tapioca. Portanto, selecionar bem o acompanhamento do alimento (o seu recheio, por exemplo) também é importante para equilibrar a refeição.

Para compensar a falta de nutrientes, são indicados para o recheio opções como atum, frango desfiado, ovo (com exceção do ovo frito). Isso porque essa carga proteica é importante para funções do organismo, como respiração muscular e produção de hormônios.

Optar por recheios ricos em fibras também pode ajudar a controlar o pico de glicemia, isto é, o pico de glicose no sangue. E alimentos fibrosos também ajudam no trânsito intestinal, evitando prisão de ventre e constipação. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são: chia, aveia, linhaça.

Foto Divulgação

RECEITA DE TAPIOCA COM CHIA
(Rendimento: 1 unidade – Valor calórico 199,1 kcal)

Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
– 1 colher (sopa) de semente de chia
– 2 colheres (sopa) de queijo cottage
– 5 tomates cerejas
– Folhas de manjericão

Modo de preparo: Incorpore a farinha de tapioca com a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe virar uma massa dourada e vire. Acrescente o queijo cottage, o tomate e o manjericão. Sirva em seguida.