HUST esclarece sobre os três casos confirmados de Covid-19

Foto Divulgação

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) repassou, na manhã desta quinta-feira, 16, detalhes sobre os casos confirmados de Covid-19 em Joaçaba. São três médicos sendo dois que prestam serviço no hospital, e um não. Eles estão estáveis e em isolamento domiciliar. Ao desenvolverem os sintomas, os profissionais entraram em contato com a chefia sendo imediatamente afastados após comunicado à vigilância sanitária. Foram rastreados todos os contatos próximos e os atendimentos realizados no hospital por eles e tanto a equipe médica, de enfermagem e pacientes com os quais eles mantiveram contato estão sendo monitorados.

O diretor Técnico do hospital, doutor Roger Polo explicou que não há como afirmar onde ocorreu a infecção já que os dois médicos que ali atuam também trabalham em outros locais, além do Hospital e nenhum deles teve acesso ou contato com a ala exclusiva para tratamento do Covid-19.

O diretor do HUST, professor Alciomar Marin, reforçou que o Hospital está preparado para combater o Covid-19 e para isso possui uma estrutura de atendimento bem equipada, com equipe capacitada e em constante aperfeiçoamento, além de um fluxo de atendimento que preserva a integridade dos pacientes e colaboradores que ali estão. Além disso, ele ressaltou a importância da prevenção, as orientações do uso de máscara e o isolamento social.

“O HUST adota todas as normas do Ministério da Saúde juntamente com seus profissionais, sejam médicos, enfermeiros, administrativos. Reforçamos, no entanto, que as pessoas venham ao Hospital apenas em caso de extrema necessidade, pois, existe a Central de Triagem e as demais redes que podem fazer um primeiro atendimento. Queremos tranquilizar a comunidade regional que estamos tomando todas as providências de rastreabilidade e contamos com o auxílio da população, para que tome os cuidados já divulgados e juntos possamos frear a contaminação pelo vírus”, enfatizou Marin.