HUST recebe doação de ventilador pulmonar da prefeitura de Arroio Trinta

Secretário da saúde do município de Arroio Trinta, Tarcísio Lidani (E) prefeito de Arroio Trinta, Cláudio Spricigo (C) diretor do HUST, professor Alciomar Marin (C),  diretor Técnico do HUST, Dr. Roger Polo (D) – Foto Divulgação

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu nesta terça-feira,14, pelas mãos do prefeito do município de Arroio Trinta, Cláudio Spricigo e do secretário de Saúde Tarcísio Lidani, a doação de um ventilador pulmonar que será utilizado no atendimento aos pacientes acometidos do Covid-19, bem como para outras necessidades que requer a utilização desse equipamento.

Conforme explicou o prefeito, o aparelho foi doado para o HUST por ser o hospital referência para o município e para toda a região.

“Nós lançamos em Arroio Trinta um pacote de medidas, visando o combate ao Covid-19. Na área da saúde adquirimos vários EPI’s para proteger nossos profissionais tanto dos nossos postos de saúdes quanto do nosso hospital São Roque, e nesse sentido levando em consideração que o HUST é um hospital de referência, estamos fazendo essa doação. Neste momento de crise a responsabilidade maior de nós administradores públicos é salvar vidas”, destacou Spricigo.

O diretor do HUST, professor Alciomar Marin, agradeceu a doação e enfatizou que é muito importante contar com o apoio e a solidariedade dos administradores municipais, Marin salientou que desde o início da Pandemia, o HUST com planejamento, organização e comprometimento de todo o seu corpo assistencial, funcionários enfim todos que fazem parte do complexo HUST se estruturou para atender os casos de COVID-19, dotando de todas as condições para seu funcionamento de forma isolada, com toda a segurança observando todas as normativas pelo Ministério da Saúde

“Nossos profissionais trabalham incansavelmente na prevenção e combate desse vírus, mais do que um trabalho, é uma vocação que exige dedicação e um esforço diário. Atitudes como essa do Município de Arroio Trinta, demonstram a importância para com a saúde de seus munícipes e de toda uma população regional. Essa ação nos proporciona motivação e alavanca forças para que possamos vencer nossa missão que é salvar vidas. Acreditamos que ações dessa natureza deverão se multiplicar como exemplo e importância e necessidade de prosseguirmos, todos juntos, unidos para vencer essa pandemia do COVID-19”, ressaltou o diretor.

Já o secretário da saúde do município de Arroio Trinta, Tarcísio Lidani, salientou que a aquisição do aparelho foi pensada a partir de reuniões e conversas com o prefeito sobre a melhor forma de ajudar a combater essa doença.

“Chegamos à conclusão que seria interessante realocar algum recurso do município, para colocar à disposição do HUST um equipamento que possa ser utilizado, caso houvesse alguém infectado por esse vírus, por isso a escolha do respirador artificial que poderá salvar a vida de pacientes de toda a região que são atendidos pelo HUST”, conclui o secretário.

O diretor Técnico do HUST, Dr. Roger Polo, explica que dentro do HUST foi implantado um hospital de isolamento, com 10 leitos de isolamento clínico para o Covid-19 e seis que funcionam como UTI. Há ainda uma sala cirúrgica disponível 24 horas. Trabalham diariamente no local em média, 12 profissionais da saúde e equipe de higienização, totalizando um contingente de 49 funcionários, além dos profissionais médicos.

Os atendimentos no Hospital de Isolamento seguem o seguinte fluxo: A equipe é avisada pelo Centro de Triagem e espera o paciente usando todos os equipamentos de proteção individual recomendados para casos desse tipo. O paciente passa pela recepção e é levado para uma primeira sala onde é avaliado por enfermeiras e médicos e é encaminhado para exames caso precise.

No local, há três tipos de espaço: um para os pacientes que podem aguardar nas poltronas, um com macas para os que precisam ficar deitados e o último, com leitos equipados com respiradores para uma primeira estabilização de casos mais graves. Após esse primeiro atendimento, o paciente pode ser liberado para isolamento em casa, internado nos quartos de isolamento ou na UTI, caso apresente um quadro clínico grave.

“A equipe que atua no Hospital de isolamento se dedica somente a isso. Para a UTI, por exemplo, são duas equipes de intensivistas, uma na área do COVID-19 e uma para a UTI geral do hospital. Hoje o HUST conta com 19 respiradores que estão distribuídos: 10 na UTI geral, 6 na UTI Covid19 e 3 nos setores de emergências, porque o hospital não para, continuamos atendendo os casos de acidentados, infartados, com dores abdominais, apendicites entre tantos outros”, finaliza o diretor Técnico do HUST, Dr. Roger Polo.

Fonte Ascom Hust