Cinema: quadrinhos em carne e osso

Personagens brasileiros de HQ que embalaram gerações ganham formato humano na telona e prometem envolver crianças e adultos numa história com os mesmos encantos do gib de Maurício de Sousa. Um programa imperdível para pais e filhos!

Assim como nos quadrinhos, a história de Turma da Mônica – Laços, que estreia nos cinemas, é feita para as crianças, com seu enredo fofo e ingênuo. Mas a imensa parcela de adultos que cresceu com os personagens terá muitas surpresas. Mais do que contar uma boa história, os produtores do filme adicionaram vários elementos extras no enredo apenas para agradar aos fãs. Para as crianças, o filme pode ser resumido assim: entre um plano infalível e outro de Cebolinha para roubar o coelhinho da Mônica, a turminha precisa se unir em uma aventura para tentar descobrir quem roubou o Floquinho. Para os adultos, essa será uma oportunidade única de ver também personagens pouco conhecidos…

O filme de Daniel Rezende, com um elenco de primeira formado com Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo entre outros atores mirins e adultos, narra uma aventura que gira em torno do desaparecimento do cachorro de Cebolinha, o Floquinho. Então, Cebolinha (Kevin Vechiatto) desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Tantas gerações cresceram lendo as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, ou vendo seus desenhos na televisão ou indo ao cinema acompanhar animações emblemáticas, como A Princesa e o Robô. Para estes, mais que a familiaridade há o carinho existente com personagens que os ajudaram a crescer, seja divertindo ou até ensinando. Vê-los agora em carne e osso, mais que um sonho, é acima de tudo uma imensa responsabilidade. Afinal de contas, como respeitar toda esta turma que os acompanhou ao longo de tantos anos, sem deixar de lado a necessária atração aos mais jovens?

A resposta começou a ser delineada em 2013, com o lançamento da graphic novel “Laços”, de autoria dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Nela, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão (e tantos outros da turminha) foram apresentados em uma versão mais realista, como se existissem de fato. O sucesso foi tão grande que duas sequências vieram…

A Turma da Mônica é um dos maiores produtos culturais do Brasil. Os números expressivos de vendas de revistas em quadrinhos, produtos licenciados, filmes, CD’s e peças teatrais demonstra isso. Em São Paulo foi inaugurado, em 2015, o novo Parque da Mônica, um dos maiores estabelecimentos do segmento in-door da América Latina.

SERVIÇO
A TURMA DA MÔNICA – LAÇOS – Filme brasileiro baseado na obra de Maurício de Sousa. No cine de Joaçaba, na Havan. Em Português. Sessões diárias às 18h30 e 21h15.