Teatro: Uma conversa sobre a espiritualidade

 Peça do grupo Rama Kriya em turnê nacional chega a Joaçaba para apresentação única no Teatro Alfredo Sigwalt, dia 31 de maio. Espetáculo “Diálogos de Luz- Bezerra de Menezes & Emmanuel – Rio de Janeiro 1886” narra um encontro fictício entre Bezerra de Menezes e Emmanuel, encarnado como padre católico

A nova produção da Rama Kriya, que estreou este ano é inspirada em fato ocorrido no Rio de Janeiro, às vésperas do Século XX: a relação amistosa entre o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, conhecido à época como “o chefe dos Espíritas” e um sacerdote católico chamado Amaro, ninguém menos que o Espírito Emmanuel reencarnado. Segundo relato de Chico Xavier, registrado no livro “Deus Conosco” (Ed. Vinha de Luz), eles se conheceram e “conversaram abertamente sobre o Espiritismo”. Com base nesses fatos, confirmados ou revelados por fontes confiáveis, foram construídos os diálogos.

O que teriam conversado, acima dos preconceitos de crença, esses dois Espíritos de escola? Se, dois séculos antes, como Padre Damiano, Emmanuel já acreditava na reencarnação (Vide “Renúncia”, de Emmanuel/Chico Xavier), como seriam as convicções de Padre Amaro sobre o assunto? Tratando-se de Espíritos comprometidos com a Nova Revelação, é natural que houvesse empatia e afinidade entre eles. Teriam chegado a ser amigos? Até que ponto poderiam ter exercido recíproca influência?

A peça “Diálogos de Luz- Bezerra de Menezes & Emmanuel – Rio de Janeiro 1886” é obra de ficção histórica: uma narrativa plausível, construída a partir de fatos estabelecidos. Pessoas e acontecimentos são tratados com respeitosa liberdade, a fim de desenvolver uma reflexão que ultrapassa os limites estreitos do relato biográfico. Não se trata de obra mediúnica, embora o autor Alberto Centurião tenha, sim, recebido alguma inspiração no seu desenvolvimento, como costuma acontecer com os escritores, desde a antiguidade.

O espetáculo estreou, com sucesso, no dia 10 de março deste ano no Teatro Clara Nunes na cidade Diadema/SP. O espetáculo está circulando por várias cidades do país, no mês de maio chega em Santa Catarina, com o apoio institucional da FEC –  Federação Espírita Catarinense e da 12 URE  e Casas Espíritas.

SINOPSE

No alvorecer do Espiritismo no Brasil no final do século XIX, Dr. Bezerra de Menezes enfrenta grandes desafios, tais como a repressão política, as pressões sociais e a divisão interna entre os espíritas “místicos” e “científicos”. Além da difícil decisão de assumir ou não a presidência da Federação Espírita Brasileira. Entre outros dilemas pessoais do Kardec Brasileiro como, por exemplo: a pressão familiar que era contra sua postura de não cobrar suas consultas e, também sua compulsão em doar todos os seus bens. Os Diálogos se passam numa capela no Rio de Janeiro 1886, ao longo de doze anos, onde Bezerra conhece Padre Amaro, um sacerdote da igreja católica, em quem descobre um grande amigo e confidente.

Por outro lado, Padre Amaro, (reencarnação de Emannuel) passa a se interessar pelo espiritismo apresentado pelo novo amigo, e questionar de que modo poderia conciliar suas convicções reencarnacionistas com a doutrina católica. Esse encontro desses grandes mestres espirituais promete uma reflexão que ultrapassa os limites estreitos do relato biográfico.

———————————————————-
SERVIÇO:
Diálogos Imaginários – Emmanuel e Bezerra de Menezes – Espetáculo teatral com o grupo Rama Kriya. Dia 31 de maio de 2019, no Teatro Alfredo Sigwalt (Rua Roberto Trompowski, 63 – Centro – Joaçaba – SC), às 19h30. Ingressos limitados a R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia). Duração: 75 minutos. Classificação: Livre. Ingressos à venda no teatro. Mais informações: teatro@teatrojoacaba.org.br

———————————————————
FICHA TÉCNICA
Diálogos Imaginários – Emmanuel e Bezerra de Menezes

Texto: Alberto Centurião
Direção Geral: Lucienne Cunha
Elenco: Rodrigo Giacomin, Sabrina Lee, Zeca Mallembach
Trilha musical: Marcos Furtado
Coreografia: Flávio Wongalak
Expressão Corporal: Marina Costa
Cenografia: Valdir Ramos
Figurino: Lucienne Cunha
Desinger de Luz: Gil Carlos Teixeira
Fotógrafo: Jerônimo Gomes
Desinger gráfico: Eric
Mixagem: Gregory Freitas
Costureira: Léia Bordinhon
Montagem e operação de som e luz: Gil Carlos Teixeira
Secretario de Produção: Nani Cardoso
Produção e Realização: Rama Kriya Produções e  Esfera Produções Artisticas Ltda.
Produção de turnê: Esfera Produções Artisticas Ltda. @esferaproducoesartisticas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *