Casa & Decor: Dicas para decorar com o Abajur

Ele é especialista em criar um clima. Aparece até em letras de música dando o tom do ambiente. Com sua luz indireta, o abajur faz o ambiente ficar mais aconchegante e tranquilo, chamado para um bom papo. A iluminação difusa cria sombras interessantes nas paredes e adiciona um ponto focal, seja na sala, no quarto ou no canto de leitura. Além de útil, um abajur com um belo formato ou de material inusitado se torna elemento de decoração. Assume papel de destaque na sala, no quarto ou no cantinho de leitura. Algumas dicas ajudam a escolher o melhor modelo para cada ambiente.


CONFORTO VISUAL
A melhor maneira de calcular a altura do abajur é observando o alcance do faixo de luz que sai por baixo da cúpula. Ao lado da cama, por exemplo, a luz deve ser alta o suficiente para que facilitar a leitura, sem que o topo do abajur fique desproporcional ao tamanho do criado mudo ou da cabeceira da cama. No canto de leitura, ele deve ser alto o suficiente iluminar seu ombro, garantindo uma leitura confortável. Ao lado do sofá, é importante é não ofuscar quem está sentado. Para isso, a parte inferior da cúpula deve ficar abaixo do nível dos olhos das pessoas sentadas. Experimente antes de comprar. Na direita da foto, o abajur com base em lâminas de chifre e cúpula quadrada, está na altura certa.

QUESTÃO DE ESTILO
Lembre que combinar o estilo da luminária com o da decoração cria um ponto focal e dá personalidade ao ambiente. A escolha do material importa bastante nessa hora cerâmica, madeira, cristal, rattan, chifre são algumas possibilidades. De linhas clássicas e sofisticadas, o abajur de cristal derrama uma luz suave sobre o sofá Charles, estilo Chesterfield. O relógio de mesa estilo inglês funciona a pilha e combina com o ambiente.

PROPORÇÃO PERFEITA
O tamanho da cúpula e da base devem ser proporcionais à largura da mesa onde a luminária vai ficar. Um abajur de base muito grande sobre uma mesa pequena, além de ficar exagerado, corre mais risco de ser derrubado e quebrar. Uma base estreita e baixa ficará melhor em uma mesa delicada como ela. Se preciso, você pode ajustar a altura usando livros decorativos como base. Estes livros-caixa apoiam o abajur de cristal, completando o ar romântico da mesinha redonda.

FIOS ENCONDIDOS
Por último e não menos importante, lembre que abajures precisam de tomadas por perto. Se os seus sofás ficam no centro da sala, afastados das paredes, é preciso mandar instalar tomadas no chão perto deles. O fio jamais deve ficar aparecendo ou na passagem. Espero que essas dicas deixem sua casa ainda mais aconchegante neste início de outono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *