Paz e tranquilidade na XV de Novembro


Loja Shanti Esotéricos traz a Joaçaba produtos orientais voltados ao bem estar e a espiritualidade com peças que ajudam a equilibrar o corpo e a mente com preços que iniciam em cinquenta centavos

Rodrigo Leitão – jornalismo@raizesdiario.com.br

Cansada do estresse do dia a dia e buscando uma forma de trabalhar com equilíbrio e sentindo-se bem não apenas com sua profissão, mas principalmente com o meio em que vive, a fotógrafa paranaense Simone Mery Strey foi buscar no esoterismo uma alternativa para mudar seus rumos pessoais e profissionais. Há dez anos no mercado, e seis deles atuando no Shopping XV ao lado do marido, Carlos Ceron, ela resolveu ampliar os negócios e acaba de inaugurar novo endereço com sua loja Shanti Esotéricos, na Av. XV de Novembro, em frente à Prefeitura de Joaçaba.

Shanti é uma expressão hindu que, em sua essência, significa paz. E essa é a sensação que você encontra ao entrar na loja. Os indianos usam a expressão “shanti” também como tranquilidade e felicidade. Trata-se de um dos mantras mais tradicionais do hinduísmo que, quando entoado por três vezes, proporciona “paz que ultrapassa o entendimento”.

ECUMÊNICO
“Esse lado do esoterismo quem indicou foi a Simone. Ela sentiu a necessidade que as pessoas estavam tendo de ter acesso a peças, a informações. E aí ela foi pesquisando, se aprofundando no tema, desenvolvendo esse trabalho até montarmos a loja e atingir o nível em que estamos hoje”, explica Carlos Ceron. Ele ensina que o  esoterismo envolve várias religiões. “É ecumênico, e também entra no segmento da astrologia.

Abrange desde o budismo, o hinduísmo, até a Igreja Católica. O lado egípcio também. De cada religião existente no mundo, o esoterismo absorve algum ponto que seja benéfico para as pessoas, porque o esoterismo busca, no fundo, a espiritualidade.”

O empresário diz que para cada uma dessas crenças, há alguma peça que caracterize a filosofia e a mensagem daquela religião. E existem outras finalidades também, as fontes de fumaça, os sinos dos ventos, os filtros dos sonhos, as fontes de água. “Cada peça aqui na loja tem o seu significado. Os anjos entram também, eles vêm pelo enfoque católico.

Da astrologia temos os signos, os planetas e as estrelas, os elementos água, terra, fogo e ar. Trabalhamos com muitas velas, temos várias cores, desde a vela palito até as velas de 7 dias. Somos voltados para o lado espiritual”, informa Carlos Ceron, que era mecânico e acabou tragado para esse mundo de sensações pela esposa.

INCENSO
Como toda loja esotérica, a Shanti tem uma grande variedade de incensos à disposição dos clientes. São cerca de 260 aromas diferentes de incensos, com ervas e flores especiais, todos importados da Índia.

Carlos explica que além de servir para purificar o ambiente, os incensos devem ter qualidade e denominação de origem comprovada para não causar mal, por causa da inalação. “Então, um cuidado que a gente sempre alerta o cliente é se preocupar com a qualidade do incenso que se está comprando. Todos os nossos incensos são originais indianos”, garante o lojista.

Para demonstrar a importância da qualidade do produto, Carlos Ceron faz um comparativo do incenso com o cigarro: “A pessoa que inala a fumaça de um cigarro em um ambiente fechado, vai inalar um produto nocivo para a saúde. A mesma coisa ocorre com um incenso de baixa qualidade. Todos à sua volta estarão inalando uma fumaça nociva. Já os incensos indianos, aprovados em todo o mundo, não causam este mal.”

DECORAÇÃO
Para os que quiserem decorar cantinhos da casa ou do escritório, também podem recorrer às inúmeras peças ornamentais expostas na loja. Segundo Carlos Ceron, há produtos da Indonésia, Índia, Egito, Filipinas, Marrocos… “O que precisar nós atendemos, principalmente para quem trabalha com massagens, reiki, massoterapia, temos imagens das mais variadas origens do mundo.”

O orçamento para quem quiser decorar um consultório ou até mesmo um ambiente residencial não é alto. O custo pode chegar aos R$ 500, no caso de utilizar cerca de oito peças. Segundo Carlos, os preços variam muito. As peças com valor mais elevado não ultrapassam os R$ 800,00 por peça – valor cobrado pelo gongo chinês legítimo.

PEDRAS TERAPEUTICAS
Mas o lojista ressalta que o consumidor não deve se assustar, pois há ofertas de até cinquenta centavos, como é o caso das pedrinhas de Ágata de Fogo. Elas são terapêuticas e podem ajudar a quem tem problemas de coluna e nevralgias como ciático, por exemplo. “Você coloca uma pedrinha no bolso esquerdo da calça e pode andar e trabalhar o dia todo que a dor diminui”, garante o lojista. A pedra atende a quesitos como conforto, fertilidade, purifica o sangue.

Quando perguntado porque mudou tão radicalmente de área e até mesmo justificando seu novo negócio, Carlo Ceron é enfático: “Me transferi para esse mundo espiritual puxando mesmo um pouco o freio de mão. Estamos passando por um estresse muito agressivo hoje em dia, com a velocidade em que o mundo está caminhando. E isso não leva a nada, a não ser para um lugar que ninguém quer ir tão cedo.“

SERVIÇO:
Shanti Esotéricos
Loja de produtos esotéricos. Av. XV de Novembro, nº 379, loja 03. Centro – Joaçaba-SC. Telefone: (49) 9 9983-0480. Aberta das 8h30 às 19h, de segunda a sexta. Sábado, das 8h30 às 12h.

 

Breve histórico do Incenso
A palavra Incenso tem origem no latim (“incendere” que significa queimar ou “incensum” que significa aquilo que queima). Por milênios nossos ancestrais usaram as ervas para criar uma grande estrutura de substâncias “mágicas”. Cascas de árvores e madeiras aromatizadas eram jogadas no carvão em brasa para liberar suas essências e poderes. Os povos primitivos estabeleciam contato com o divino através da fumaça oriunda da queima destas ervas e madeiras aromáticas. No Egito antigo, o incenso era utilizado em sepultamentos para afastar os maus espíritos e para deixar o ambiente mais agradável em um momento de dor. Além disso, os egípcios utilizavam o incenso também para ajudar a dormir ou aliviar a ansiedade. Alguns povos da antiguidade, acreditavam que o incenso tinha poderes sobrenaturais. Os videntes babilônicos utilizavam incenso de madeira de cedro para conversar com seus antepassados. Já gregos e romanos utilizavam incenso para pedir favores aos deuses. Eles acreditavam que o incenso era uma espécie de oferenda que acalmava a ira das divindades. Na atualidade os incensos são muito usados por religiosos. O uso mais comum está relacionado a tentativas de mudanças no estado de espírito das pessoas.

UM TIPO PARA CADA SITUAÇÃO

·Incenso de 7 Ervas – Purificação e limpeza espiritual
·Incenso de Alecrim – Vitalidade e alegria
·Incenso de Arruda – Purificação, proteção e vitalidade
·Incenso de Benjoim – Purificação e prosperidade
·Incenso de Breuzinho ou breu-branco – Concentração e espiritualidade
·Incenso de Canela – Intimidade e prosperidade
·Incensos de Capim Cidreira – Paz e harmonia
·Incensos de Citronela – Vitalidade e alegria
·Incenso de Cravo – Purificação e prosperidade
·Incensos de Patchouli – Paixão e purificação
·Incenso de Maça com Canela – Prosperidade e momentos íntimos
·Incenso de Maracujá – Paz e relaxamento
·Incenso de Mel – Prosperidade, fertilidade e afetividade
·Incenso de Mirra – Prosperidade e espiritualidade
·Incenso de Lavanda – Harmonia e relaxamento
·Incenso de Olíbano – Meditação, espiritualidade e riqueza espiritual
·Incenso de Palo Santo – Espitritualidade, xamanismo e purificação
·Incenso de Pitanga – Paixão e vitalidade
·Incenso de Priprioca – Leveza e enraizamento
·Incenso de Rosas – Intimidade e amor
·Incenso de Sálvia Branca – Limpeza, Purificação e Rituais Xamânicos
·Incenso de Sândalo – Gratidão e espiritualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *