Escolas serão avaliadas em oito quesitos

Sob a coordenação de José Roberto Brandão, de São Paulo, 24 julgadores vão avaliar Alegorias, Baterias, Comissão de Frente, Evolução, Enredo, Fantasias, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Samba de Enredo.

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

Foto Divulgação/Liesjho

Este ano, de acordo com o regulamento do desfile das escolas de samba do Carnaval de Joaçaba, o corpo de julgadores será composto por 24 membros, dispostos em três módulos, sendo oito julgadores em cada módulo, julgando um quesito cada, ou seja, cada quesito será avaliado por três julgadores diferentes.

Cesar Junqueira de Carvalho, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (Liesjho), ressaltou que a escolha dos jurados não é da Liga e sim das escolas. “As escolas de samba continuam apostando no trabalho do José Roberto Brandão, coordenador dos julgadores, que este ano estará pela terceira vez em Joaçaba. As escolas escolheram o José Roberto como coordenador e ele escolhe o grupo de julgadores que este ano serão 24. No ano passado foram 16”.

O presidente da Liga confirmou os três módulos de julgamento nos mesmos locais dos últimos dois anos. “Em frente à New Point é o módulo 1, em frente a Farmácia São João é o módulo 2 e o módulo 3 em frente à Loja Maria João/Edifício Pedrini. Em cada um desses módulos teremos oito julgadores. Com isso, em cada módulo serão julgados os oito quesitos como era há uns três ou quatro anos. Por falta de verba o número de julgadores foi reduzido e agora voltamos com o número ideal de julgadores”.

Cada julgador concederá a cada Escola de Samba notas de 9 a 10. Será aceito notas fracionados em decimais, segundo o regulamento de Liga. Será declarada vencedora a Escola de Samba que somar o maior número de pontos das notas dos oito quesitos apurados podendo atingir no máximo 240 pontos. Serão admitidos empates entre duas ou mais agremiações. Não há critério de desempate.

Segundo o regulamento, as escolas podem ser penalizadas nos seguintes pontos: concentração-armação, cronometragem, dispersão, obrigatoriedades regulamentares e fiscalização de estruturas.

A apuração das notas será no dia seguinte ao desfile, no domingo, dia 3 de março, às 18h, no camarote Liesjho da Avenida XV de Novembro. A apuração será feita por uma comissão.

PROGRAMAÇÃO

Valendo o título de Campeã do Carnaval de Joaçaba 2019, o desfile das escolas de samba de Joaçaba e Herval d´Oeste será neste sábado, dia 2 de março. Às 20h, a Liesjho abre oficialmente o evento e às 21h começa o desfile das escolas de samba na seguinte ordem: Vale Samba, Unidos do Herval, Acadêmicos do Grande Vale e Aliança.

No domingo, dia 3, às 18h, acontece a apuração das notas e após o resultado a comemoração fica por conta do Trio Elétrico com Fernanda Liz a partir das 20h na Avenida do Samba. A entrada é gratuita.

Na segunda-feira, dia 4, às 21h, acontece desfile festivo.

INGRESSOS

Os ingressos para o Carnaval de Joaçaba estão à venda pelo site www.liesjho.com.br e na sede da Liesjho, localizada na Avenida XV de Novembro, 441, Sala 19 e 20, Centro, em Joaçaba. Mais informações pelo e-mail liesjho@liesjho.com.br ou pelos telefones (49) 3522-5035 ou 99976-4551.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *