Saiba o que comer para enfrentar a maratona carnavalesca

Brincar Carnaval, pode não parecer, é uma atividade de alto impacto. E para isso é preciso estar bem alimentado, o que não significa comer muito e sim consumir alimentos com qualidade para deixar o corpo preparado como se você fosse participar de uma competição esportiva.

Para enfrentar a maratona carnavalesca é preciso energia e, para isso, consumir carboidratos e proteínas mais leves. A mandioca e peixe de água doce (tilápia) são boas pedidas. Os nutricionistas também recomendam saladas, principalmente as que levam mais plantas verdes escuras, que são ricas em ferro (agrião, brócolis, couve) e proteína de carne branca. Como o ambiente carnavalesco é de muito calor, o recomendável é ingerir peixe, que tem ômega 3 e proteína leve.

Na hora de comer, deixe de lado as bebidas alcoólicas e tome sucos, principalmente de laranja, limão e acerola, porque são ricos em vitamina C e favorecem maior absorção dos alimentos. De sobremesa, prefira frutas como manga e maçã, que ajudam a produzir glicose e a fortalecer os músculos.

E não se esqueça de beber muita água!

Mas não abuse da água de coco, porque ela tem muito potássio e sódio. Essa combinação, em excesso, pode acelerar a calcificação das artérias coronárias. O recomendável é meio litro de água de coco e um litro e meio de água normal, no mínimo, por dia. Assim você repõe os sais minerais e hidrata o corpo. E, só para lembrar, água com gás e refrigerante não hidratam. O gás é carbônico e os rins não filtram essa mistura.

Arroz tipo carreteiro, com ossobuco, acompanhado de mandioca amarela, tipo risoto, também é um bom prato para garantir a malhação do Carnaval.

Vale a pizza também, não vale muito é fast-food. Pizza, principalmente se tiver peixe ou presunto e sempre com tomate, rúcula ou manjericão, vai ajudar. Mas a redonda deve vir como reforço desses almoços que eu falei. Ela entraria no início da noite, antes da folia. Nesse caso, também vale crepe.

SUCOS
Os sucos são fundamentais, principalmente para quem sai atrás do trio elétrico! Eles devem entrar nos intervalos das refeições e durante ou imediatamente após a folia. Por exemplo: sucos verdes, para garantir a absorção do que você comeu durante o dia e para repor sais minerais e ferro. Nesse caso, maçã com pepino e folhas verdes. Para dar mais energia durante a folia carnavalesca, suco que combine laranja, couve, manjericão, hortelã e mel. É extremamente energizante e revitalizador.

E pode sobremesa gorda? Pode, se você não abusar.

No caso específico de uma festa foliã, de muita atividade física, pulando e dançando, a sobremesa não interferirá nesse processo de engorda. Além disso, o doce terá uma outra função, principalmente para quem bebe: se exagerarem, os cervejeiros devem tomar um sorvetão, que ajudará a recuperar energia e até a melhorar a hipoglicemia provocada pelo álcool. Devem também beber muita água, porque cerveja não hidrata, não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *