DICAS PARA PREVENIR E CURAR RESSACA

  1. Comidas leves ou uma colher de azeite antes de começar a beber podem ajudar a diminuir a absorção do álcool pelo estômago.
  2. Observe como é feita a caipirinha. Alguns comerciantes usam destilados caseiros, que podem estar contaminados por metanol, disfarçados em garrafas de marcas conhecidas. Cuidado com a higiene também. O mesmo vale para o gelo da bebida.
  3. Nada de matar a sede com cerveja. Na roda de amigos, alterne com bastante água ou sucos.
  4. Não fique de estômago vazio enquanto bebe. Vale comer petiscos leves e sem exagero. Biscoito de água e sal e frutas ajudam.
  5. Escolha bem: vinhos brancos e licores claros são mais seguros do que vinhos tintos e licores escuros, que estão cheios de congêneres (outras substâncias da bebida além do álcool, que podem causar dor de cabeça).
  6. Água é a melhor solução: ajuda a hidratar o corpo e eliminar o álcool do sangue. Não caia naquela história do “nada como outra bebida para curar a ressaca”
  7. Banho frio ativa a circulação sanguínea e melhora a sensação de corpo “quebrado”.
  8. Para a dor de cabeça, evite analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina). A mucosa do estômago já está bastante irritada. Os que contêm paracetamol (Tylenol) ou dipirona (Novalgina) são menos prejudiciais.
  9. O café, uma das soluções caseiras mais adotadas, ajuda a contrair os vasos sanguíneos, mas em altas doses causa gastrite.
  10. O corpo já está bastante desidratado. Fique em repouso e não pratique exercícios físicos.
  11. Água de coco e banana ajudam a repor sais minerais, principalmente o potássio que você perdeu na folia e na bebedeira.

Fontes: Folha Online, ABC da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *