CASA & DECOR: Tendências de decoração para 2019

As tendências da decoração são reflexo do humor e das demandas de uma sociedade. Assim, fugir delas é quase impossível, mas identificá-las e entender como usá-las é o que transforma, por exemplo, uma casa em um verdadeiro lar. Confira as dicas!

PALETA MODERNISTA
Azul marinho, amarelo açafrão, vinho e verde petróleo, são as cores básicas de uma tendência que Casa Vogue já adiantou em seu anuário, publicado em Janeiro, e batizou de paleta modernista. A combinação de cores tem ar invernal e traz em si elementos que remetem à natureza, mas sem deixar de lado a sobriedade e sofisticação. Um equilíbrio que parece ter conquistado designers e decoradores.

ROSAS E ROXOS
Se tem uma tendência que parece nunca desaparecer é a do millennial pink. Vem feira, vai feira, o rosa claro, quase pastel, está sempre lá. Desta vez, no entanto, fomos surpreendidos por tons um pouco mais arroxeados ao seu lado, dando a impressão de que o ultra violet, cor do ano eleita pela Pantone, finalmente conquistou seu espaço. Uma vitória muito bem vinda para quem busca por tons que deixem os ambientes mais místicos e profundos.

FOLHAS E ANIMAIS
Se por um lado a busca por um estilo de vida vegano, que não abuse dos animais e esteja em harmonia maior com a natureza, tenha diminuído o uso de peles, por exemplo, por outro, desenhos que fazem alusão à natureza estão em alta, especialmente quando o assunto são folhas e bichos.

 

FORMAS CIRCULARES
Eles estão cada vez mais onipresentes. De sofás à luminárias, formas mais orgânicas e fluidas, sem pontas nem arestas, tomam conta do décor. Uma tendência que se relaciona com a busca por um contato maior com a sensibilidade da natureza, em contraponto à racionalidade dos ambientes urbanos e mais rígidos.

SUSTENTABILIDADE
Tendência aclamada pela organização da Maison e Objet, a sustentabilidade aparece como uma das principais virtudes que um produto pode ter atualmente. Com ela, materiais mais naturais, como fibras, madeiras e cerâmicas, além de matérias primas recicladas, tomam conta dos lançamentos, especialmente os mais originais.

 

PEÇAS INTERATIVAS
A customização é um desafio para o design. Como fazer peças que sejam sempre lindas, mas também se adaptem à realidade de cada pessoa? Marcas já consolidadas como a Nardi e a Tarkett apresentam suas soluções, acompanhando um movimento de jovens designers como os que apresentaram seus trabalhos no Le Off da Paris Design Week.

MINIMALISMO
Quando menos é mais, o traço e função dos objetos tem seu valor potencializado e surgem soluções que aparentam simples, mas vem cheia de beleza e praticidade. É o caso, por exemplo, dos talheres Skeleton, assinado pelo estúdio nendo para a Valerie Objects, mas também de muitas outras marcas que apostaram no desenho limpo e sem firulas.

 

MÁRMORE
Em peças com ar mais nórdico e nem tanto opulento, o mármore retorna tanto em pequenos objetos, quanto em detalhes de mobiliário. São diversas as opções de mesas, com tampos ou bases de marmóre, além de pequenos potes e objetos de decoração que apostam na pedra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *