CASA E DECOR: Dicas caseiras para limpar tapetes

RECEITA CASEIRA
Deixou cair comida ou uma bebida no seu tapete? Fique calmo! Dá para remover com ingredientes que você tem no seu armário. Você vai precisar de: Água oxigenada e Bicarbonato de sódio. Misture os dois ingredientes, formando uma solução efervescente e aplique somente sobre o local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Depois, basta retirar a mistura com um papel branco, seco e sem tinta. Importante: Não esfregue a mistura, pois você pode espalhar a mancha para outras áreas. Evite o uso de papéis com alguma colocação – como jornais velhos, por exemplo. Eles podem soltar tinta e piorar o problema.

DETERGENTE LÍQUIDO
Algumas manchas, como as causadas por gordura, podem precisar de um poder maior de limpeza e o detergente líquido é o ingrediente ideal para isso. Você vai precisar de: 1 litro de água e ¼ de xícara de detergente líquido neutro. Misture os dois ingredientes nessa exata proporção até que comecem a formar espuma. Depois, com uma escova macia, esfregue essa espuma sobre a mancha, em movimentos circulares. Isso vai retirar toda a sujeira que está inserida na fibra do tapete. Para finalizar, retire a espuma com um pano umedecido e espere secar. Para otimizar o processo, utilize um secador de cabelos. Quanto menos tempo o seu tapete ficar molhado, melhor.

VINAGRE PARA TAPETES DE TECIDO
O vinagre é um produto especial quando se fala na limpeza da casa. Além de ser um ótimo higienizador, ele mata os germes, ajuda a remover manchas e combater odores. Veja como usar no tapete. Você vai precisar de: Água morna, Detergente neutro e Vinagre branco. Dilua o detergente em uma balde água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar. Se for necessário, repita todo o processo.

 LIMPESA A SECO NA SUA CASA
Lavar tapetes é sempre um processo demorado e que exige muito tempo. A secagem é uma preocupação extra já que, se houver qualquer umidade, ele pode mofar e precisar de nova limpeza. Mas sabia que dá para limpar o tapete a seco em sua casa e com uma receita caseira? Você vai precisar de: Bicarbonato de sódio e Amido de milho. Misture os dois ingredientes em proporções iguais e aplique sobre todo o tapete, deixando agir por alguns minutos. A mistura ajuda a “sugar” a sujeira que está agarrada nas fibras. Depois é só limpar tudo com um aspirador de pó e pronto!

TAPETE FELPUDO
Feitos de lã, algodão ou shaggy – um material de pelagem alta, os tapetes felpudos são macios, bonitos e estão se tornando uma tendência forte na decoração de ambientes. Além de adicionar textura e relevo, deixam qualquer cômodo mais aconchegante e receptivo. Quem já colocou os pés em um tapete desses, sabe o quanto eles são confortáveis. Porém, acumulam muita sujeira e demanda manutenção frequente, para que fique sempre higienizado e livre de germes e ácaros.  Você vai precisar de: Água e Detergente neutro. Antes de tudo, retire toda a poeira do tapete com um aspirador de pó. Em seguida, prepare uma solução com os dois ingredientes e umedeça toda a superfície. Utilize uma escova macia para escovar o tapete, sempre no sentido do pelo, de forma delicada, até remover as manchas mais pesadas. Retire a solução com a ajuda de um pano úmido e deixe o ambiente o mais arejado possível até que o tapete seque completamente.

TAPETE DE PELO ALTO COM AMACIANTE Outra solução para limpar os tapetes felpudos é o amaciante de roupas. Além de limpar, vai deixar um cheiro agradável. Você vai precisar de: Detergente neutro, Água e Amaciante de roupas. Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, escovando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano úmido e deixe secar.

URINA DO CACHORRO
Seu cachorro costuma urinar no tapete da sala? Acabe com esse problema usando uma solução caseira simples, que também higieniza o local. Você vai precisar de: Um borrifador, Vinagre branco e Papel absorvente. Pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível de urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez na urina, eliminar o odor e matar os germes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *