ESPAÇO PEQUENO: Acerte no Tipo de Decoração do Imóvel

Seu quarto não comporta aquela big cama e você também precisou economizar no tamanho do sofá por causa da sala? A tendência das construtoras, nos últimos anos, é investir em apartamento pequeno. Os imóveis maiores ficam restritos aos empreendimentos mais luxuosos. Mas não tenha vergonha do seu lar! Alguns truques de decoração podem deixar o seu apê muito mais espaçoso.

A utilização de espelhos em espaços pequenos é a grande sacada para ampliar os ambientes. Móveis planejados ou marcenaria feita sob medida também. De acordo com a arquiteta Monise Rosa, esta é uma ótima opção para deixar os ambientes mais funcionais e ganhar espaço para circulação.

“O ideal é trabalhar com ambientes embutidos em painéis de marcenaria ou vidro, com a área de serviço embutida no lavabo. Móveis retráteis otimizam o aproveitamento do espaço e a TV giratória pode ser uma opção para atender mais de um ambiente, quando utilizada em espaços integrados”, explica Monise.

Para o teto, a arquiteta indica gesso liso, apenas com tabica e cortineiro. Para as paredes, tons claros, evitando estampas em revestimentos e papéis de parede. “Opte por estampas em almofadas ou tapetes para deixar o ambiente divertido e ao mesmo tempo aconchegante. Uma iluminação adequada também muda tudo”.

A arquiteta Érica Salguero orienta a usar na decoração peças com linhas verticais e horizontais marcantes, além de objetos com transparência e metálicos. A profissional afirma que é preciso cuidado com o  tamanho dos móveis da sala, eles devem ser proporcionais ao ambiente.

“Móveis de rodizio são uma ótima opção para criar layouts diferentes sem muito esforço. Móveis multiuso também, como, por exemplo, um puff que pode ser usado como mesa de centro. Uma dica infalível é não encostar os móveis nas paredes, para que a luz circule no ambiente e crie uma sensação de amplitude”.

Para a cozinha, Érica aconselha o uso de utensílios como objetos de decoração: panelas, talheres, porta-temperos podem ficar expostos decorando o ambiente em cozinhas pequenas, onde não há muitos armários. “Prateleiras ajudam a criar a sensação de que o ambiente é mais amplo. Caso não goste de prateleiras, opte por armários com porta de vidro ou espelhadas”.

Nos quartos, a arquiteta diz para evitar camas muito grandes, como king size. Gavetas ou espaços para guardar coisas embaixo do colchão são importantes porque ajudam na organização sem ocupar mais espaço.

“Quadros grandes ou aplicações na parede ajudam a criar uma sensação de continuidade. Escolha uma decoração organizada, com ganchos nas portas, painéis com imãs, gavetas com separadores. E não esqueça do armário: as opções claras, com portas de correr espelhadas, são as melhores para quartos pequenos”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *