Secretaria de Saúde de Vargem alerta para prevenção ao suicídio

Nesta semana, a administração municipal de Vargem, por meio da Secretaria de Saúde, utilizou as redes sociais para fazer um alerta e levar orientações a respeito da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A preocupação se justifica, pois em todo mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. São 800 mil pessoas por ano, aproximadamente. No Brasil, cerca de 13 mil pessoas anualmente. E no cenário de pandemia a situação se agravou.

Foto Prefeitura de Vargem

A psicóloga Suzana Stefanes (foto), da Unidade Básica de Saúde de Vargem, afirma que o suicídio é multifatorial e atinge todas as classes sociais e idades. “Não se tem uma regra de quais indivíduos podem vir a apresentar sintomas e ideações suicidas. Temos que ficar muito atentos”, afirmou.

A psicóloga afirma que é mito a afirmativa de que quem tem a intenção de tirar a própria vida, não dá sinais. “Elas dão sinais sim e temos que ficar muito atentos a sinais típicos de conversas negativas, o comportamento desleixado e o isolamento social. Algumas frases comuns são: Vou desaparecer.”, “Vou deixar vocês em paz.”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, exemplificou.

Suzana Stefanes alerta quanto à escuta do outro, sem julgamento ou comparações, ouvir sem criticar. “Ouça-a com a mente aberta. Incentive a procurar ajuda de profissionais. E se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha”, finalizou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. A Organização ressalta que o  assunto é envolto em tabus, por isso, a campanha Setembro Amarelo incentiva a  falar sobre o assunto, como uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

(Fonte Ascom Prefeitura de Vargem)