CAPS I – Evoluir de Joaçaba realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

CAPS 1 Evoluir de Joaçaba

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e para marcar a data, o CAPS I – Evoluir de Joaçaba realizou uma ação envolvendo todas as secretarias em frente à prefeitura de Joaçaba.
Participaram da ação, que seguiu todos os protocolos de prevenção a pandemia e frisou a importância da prevenção ao suicídio, o prefeito Dioclésio Ragnini, a primeira-dama Aparecida Sauer Ragnini, secretários municipais e servidores.

O evento fez parte da programação de ações que o Município de Joaçaba está realizando durante este mês, que é intitulado como “Setembro Amarelo” e é dedicado a prevenção do suicídio.

CAPS 1 Evoluir de Joaçaba

Foto Divulgação

Entre as ações, o CAPS I – Evoluir de Joaçaba está promovendo uma roda de lives sobre a importância da Saúde Mental. As lives acontecem todas as quintas-feiras deste mês, em parceria com o Portal Éder Luiz, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar os serviços de saúde mental do município. Também em parceria com o CDL do Município estão sendo distribuídos panfletos sobre o tema e os lojistas decoraram as vitrines com a cor amarela.

Além disso, a Secretaria de Saúde também está promovendo uma série de atividades, junto a seus colaboradores, para abordar a temática e trabalhando com ações que visem o bem estar profissional.  Já a Secretaria de Educação, lançou a campanha: “Retorno Seguro – na Saúde Física e Mental”, com o intuito de trabalhar a prevenção e a conscientização com o retorno das aulas presenciais.

A Secretaria de Saúde orienta quem estiver com sofrimento emocional intenso e chegar a considerar o suicídio, para procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), através de telefone 188, e-mail e
chat 24 horas todos os dias da semana. O serviço é totalmente sigiloso. Em Joaçaba, pode procurar o CAPS presencialmente ou ligar para 3522-4953 ou ainda procurar um profissional de sua confiança no ESF a qual pertence.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou
conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa deu início para um movimento importante de prevenção
ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

(Fonte Prefeitura de Joaçaba)