Caminhada em Vargem marca a luta pelo fim da violência contra a mulher

Uma caminhada pelas ruas de Vargem marcou o engajamento do município na Campanha Agosto Lilás. A caminhada aconteceu na manhã de terça-feira, 31 de agosto, simbolizando o apoio de Vargem na prevenção e combate à violência contra a mulher. A prefeita Milena Lopes, o vice-prefeito Ivo dos Passos, além de servidores da saúde, assistência social e educação, alunos e diretores do Grupo Escolar Padre Alberto Leopoldo Bosing, marcaram presença.

Foto Ascom Prefeitura de Vargem

A campanha Agosto Lilás é realizada anualmente, quando se intensificam ações de sensibilização para reduzir os índices de violência praticada contra as mulheres.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que uma em cada três mulheres no mundo já sofreu algum tipo de violência, e, pela última pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil, em 2020, cerca de 17 milhões de meninas e mulheres foram vítimas de algum tipo de violência.

Foto Ascom Prefeitura de Vargem

A prefeita Milena Lopes lembra que “violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada”. A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas. As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço ligue180@spm.gov.br.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público. Após mudanças recentes na Lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.

Foto Ascom Prefeitura de Vargem

(Fonte Ascom Prefeitura de Vargem)