Joaçaba aposta na inovação para aquecer a economia local

Foto RD Comunicação

Claudia Mota e Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Inovação para estimular a economia local e agilizar serviços públicos em Joaçaba. Essa é a aposta do prefeito Dioclésio Ragnini para os próximos anos, em seu segundo mandato. Nesta entrevista exclusiva ao RD, Ragnini anuncia um importante programa de incentivo fiscal para quem investir em tecnologia da inovação no município. Os recursos virão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o contribuinte que tiver o interesse de apoiar um desses projetos inovadores poderá autorizar a prefeitura a destinar os recursos de até 20% do valor pago para a realização dos negócios. Na entrevista a seguir, Dioclésio Ragnini também fala de sinalização pública, Aeroporto Santa Terezinha, Saúde, iluminação pública, entre outros temas.

Foto Divulgação/Polo Inovalle

RD Comunicação: O que o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale tem produzido em relação ao desenvolvimento econômico do município? Existe alguma parceria com a Prefeitura de Joaçaba para auxiliar empresas, micros e MEIs com programas de sustentabilidade nos negócios da internet?
Dioclésio Ragnini: Um dos projetos que é destaque na integração entre prefeitura e o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale foi a criação e aplicação da Lei do Contribuinte Incentivador. O projeto inovador prevê a instituição de incentivos fiscais, mediante recursos destinados por contribuintes incentivadores, ou seja, a contribuição para o projeto será proveniente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o contribuinte que tiver o interesse de apoiar um desses projetos inovadores poderá autorizar a prefeitura a destinar os recursos de até 20% do valor pago para a realização dos mesmos. Não apenas projetos inseridos na Incubadora do Centro de Inovação, mas projetos inovadores propostos pela comunidade. Essa ação promove o desenvolvimento econômico do município, incentivando empreendedores das mais diversas áreas e otimizando o recurso público. Além disso, a Prefeitura de Joaçaba é uma das mantenedoras do Centro de Inovação, que além de oferecer estrutura física e geradora de novos negócios, como Polo Inovale, movimenta o ecossistema de inovação e empreendedorismo conectando habitats regionais e fortalecendo parcerias com outras instituições. Outro produto de estímulo econômico anunciado pelo prefeito de Joaçaba é o ALI (Programa Agentes Locais de Inovação). Este projeto capta empresas da região para participar de um ciclo de capacitações gratuito que mapeia os desafios do empreendedor e promove a inovação, seja ela na gestão ou logística do negócio.

RD Comunicação: A pandemia mudou radicalmente o perfil dos consumidores no Brasil. Hoje, o delivery é uma realidade e foi um dos segmentos de serviços que mais cresceu nesses últimos dois anos. A Prefeitura tem algum programa ou parceria com o Sebrae, por exemplo, para qualificar o comércio de Joaçaba no sentido de aquecer este serviço de entrega para as lojas do município?
Dioclésio Ragnini: Estar inserido no ecossistema de inovação permite que a prefeitura identifique demandas das empresas, sejam comerciais ou industriais e com conexão de parceiros como o Sebrae e construa ações de apoio no desenvolvimento dos negócios, um exemplo do Programa Agentes Locais de Inovação – ALI. O programa capta empresas da região para participar de um ciclo de capacitações gratuito que mapeia os desafios do empreendedor e promove a inovação, seja ela na gestão ou logística do negócio.

RD Comunicação: Como o senhor avalia o desenvolvimento industrial do município? Joaçaba está mudando seu perfil de negócios para o terceiro setor? A tecnologia e a inovação vão tomar conta da nossa economia?
Dioclésio Ragnini: Os trabalhos para tornar o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale uma realidade já existem há alguns anos, inauguramos ele, em dezembro de 2020, e em apenas 4 meses já contamos com 27 empresas inovando, crescendo e gerando oportunidades.
Além disso, a prefeitura em parceria com o Centro de Inovação está mapeando as necessidades das empresas e municípios. Priorizando ações que otimizam o recurso público e gere impacto positivo na sociedade. Através do incentivo estadual (Edital Fapesc) estamos estudando implementar uma ferramenta de integração do ecossistema, facilitando a criação de novas empresas e oportunidade de trabalho através da inovação.

RD Comunicação: Prefeito, como está o andamento da ampliação de internet de banda larga para a área rural de Joaçaba?
Dioclésio Ragnini: Em parceria com o Centro de Inovação e o governo do estado estamos estudando viabilizar programas para fomentar o aumento da rede fibra óptica na área rural do município.

Foto Arquivo RD

RD Comunicação: Falando em desenvolvimento, como estão as obras no Aeroporto?
Dioclésio Ragnini: Podemos observar uma grande movimentação na estrutura montada pela construtora responsável pela obra. O canteiro de obras conta com diversos contêineres que servem de apoio como escritório, laboratório, banheiros, cozinha, refeitório, bem como, uma área de convivência para os trabalhadores. Num primeiro momento, foi feito o levantamento topográfico e demarcado todas as áreas. Após, foi realizada a pintura em “X” em ambas as cabeceiras, sinalizando pista fechada para pousos e decolagens (exigência da ANAC); Remoção de todo sistema de balizamento luminosos; (Após será instalado um novo  e moderno sistema); Abertura de valas em toda extensão do pátio e da pista para drenagem da água pluvial; Início da construção da casa de força, onde abrigará um novo sistema do grupo gerador energia; Início da terraplanagem nas laterais, para alargamento da pista e início da regularização da chamada Área Preparada no terreno, que dará mais segurança para as operações de pousos e decolagens. Importante destacar que em paralelo, a Prefeitura de Joaçaba vem desenvolvendo todos os planos e programas de segurança obrigatórios pela ANAC, para a devida homologação da Certificação Operacional que por sua vez, dará o devido respaldo para que o Aeroporto Santa Terezinha possa receber voos da aviação regular e as Empresas Aéreas sejam autorizadas e possam vir a operar em nosso aeroporto.

RD Comunicação: Neste último ano, quais foram os avanços na área da Saúde quanto a infraestrutura e a contratação de novos profissionais? Dioclésio Ragnini: Estamos dando toda a estrutura para a excelência no atendimento na área da saúde. Com profissionais bem preparados e dando condições e estrutura de trabalho. A pandemia foi um grande desafio, mas conseguimos nos mobilizar, montando um dos primeiros Centros de Triagem do Estado, inserindo decreto para uso de máscaras, criação do serviço de telemedicina, dentre outros. Além disso, continuamos com investimentos, na renovação da frota de veículos, aquisição de aparelho de ultrassonografia, dentre outros.

RD Comunicação: Havia um projeto para trocar toda a iluminação pública por lâmpadas Led. Este objetivo foi alcançado?
Dioclésio Ragnini: Já conseguimos fazer uma boa parte da troca dessas lâmpadas, que são mais econômicas, mais eficientes e com maior durabilidade. Nosso objetivo é aos poucos levar o projeto para toda a cidade.

RD Comunicação: E com relação às obras e o setor de infraestrutura em 2021?
Dioclésio Ragnini: Continuamos evoluindo muito, com trabalho e planejamento. A reforma da Escola Rotary e CERT, Reforma do Centro de Referência do Idoso, a revitalização da Praça da Catedral, que quando estiver pronta será um cartão postal da nossa cidade. Também citamos a nova pavimentação da Avenida Caetano Natal Branco, XV de Novembro e Avenida Santa Terezinha (com recursos do Estado). Também temos em andamento várias pavimentações em vários bairros da nossa cidade. A Reforma do CRAS, Construção de gavetários e columbários no Cemitério Municipal, dentre diversas outras obras. Também ressaltar que nosso interior continua tendo a devida atenção, dando condições para que o produtor possa ter tranquilidade para trabalhar no campo, o que possibilitou um crescimento ainda mais no setor nos últimos anos.

RD Comunicação: Deixe uma mensagem aos joaçabenses nestes 104 anos de Joaçaba. 
Dioclésio Ragnini: Sou muito feliz em poder dar minha contribuição para o desenvolvimento de Joaçaba. Fui acolhido por esta cidade, que tenho um orgulho imenso e peço que todos tenham orgulho desta terra acolhedora, com qualidade de vida e com gente trabalhadora. Que tenhamos muito mais conquistas para podermos comemorar. Parabéns para todos que fazem parte desta história e que Deus sempre ilumine o caminho de todos. Estamos trabalhando por Joaçaba. Um grande abraço!