Unoesc abre seletivo para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado em educação. As inscrições vão até dia 16 de agosto. O processo de seleção irá ocorrer durante o mês de agosto e o ingresso dos selecionados em setembro. A seleção dos candidatos compreende duas etapas: análise e memorial descritivo (mestrado) ou projeto de pesquisa (doutorado) e entrevista (mestrado e doutorado).

Para a inscrição e o processo seletivo, o candidato deverá observar as normas e condições fixadas no edital específico.
Conforme destaca a coordenadora, professora Dra. Marilda Pasqual Schneider, o Programa de Pós-graduação em Educação é acadêmico, tem como área de concentração Políticas e Processos em Educação e possui duas linhas de pesquisas. A primeira, Educação, Políticas Públicas e Cidadania, tem como foco os processos de definição das políticas educacionais, portanto, a ação do Estado nesse domínio. A segunda linha, Processos Educativos, focaliza estudos e pesquisas relacionados ao ensino e à aprendizagem que se processam em diferentes tempos e espaços educativos, assim como em diferentes níveis e modalidades de educação. Ao efetuar submeter seu memorial (mestrado) ou projeto de pesquisa (doutorado), o candidato deverá apontar seu interesse de vinculação a uma dessas duas linhas de pesquisa.

“A adesão a uma das linhas de pesquisa favorece a percepção sobre os temas de interesse de investigação do candidato ao curso e às condições de orientação, pelos docentes permanentes do PPGEd. Uma forma de precisar essa identificação é conhecer os enfoques temáticos do corpo docente das linhas, especialmente as pesquisas com as quais os professores encontram-se envolvidos”, explica Marilda.

A coordenadora ainda destaca que o Programa conta com apoio financeiro, na forma de bolsas ou outros incentivos parciais e integrais aos estudantes matriculados, provenientes do CNPQ, da Capes, do Governo do Estado de Santa Catarina e também de instituições privadas. Além disso, a Unoesc está oferecendo um desconto de 30% para os estudantes matriculados que mantiverem em dia as suas mensalidades.

“Além de ser uma oportunidade para quem deseja obter uma formação acadêmica de alto nível na área de Educação, ampliar seus conhecimentos ou seguir a carreira de pesquisador, o PPGEd da Unoesc é constituído por docentes altamente capacitados e engajados com o aperfeiçoamento de seus estudantes, que desenvolvem pesquisas de alto impacto social e reconhecimento nacional e internacional. As parcerias com instituições nacionais e internacionais, situadas em países da América do Norte e do Sul, oferecem oportunidades para o estudante obter diferentes experiências formativas, inclusive no exterior”, finaliza a coordenadora.

(Fonte Unoesc Joaçaba)