BRF Videira desenvolve projeto piloto de rastreabilidade digital

Foto Divulgação

Programa da unidade catarinense do Meio-Oeste traz mais agilidade para a tomada de decisões e maior visibilidade da cadeia produtiva.

A BRF tem avançado em sua Jornada Indústria 4.0 para melhorar o nível de eficiência operacional, transparência e qualidade nas suas operações desde o campo até a mesa do consumidor. Por meio de tecnologia e de iniciativas digitais em andamento nas 27 plantas do Brasil, destaca-se o projeto piloto de rastreabilidade digital, recém-implantado em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. “Este projeto faz parte da nossa estratégia de transformação digital, que permeia toda nossa cadeia de valor do campo à mesa. Veio para simplificar e agilizar todo processo de rastreabilidade dos produtos, dando ainda mais visibilidade e gestão de nossa cadeia produtiva”, destaca Antonio Cesco, diretor global de Tecnologia da BRF.

A rastreabilidade digital permite a coleta dos registros desde a entrada de insumos e matérias-primas na planta até o consumidor final. Para viabilizar o piloto, as equipes envolvidas construíram mais de 200 modelos de coletas digitais, contando com o envolvimento de cerca de 100 pessoas. Isso possibilita a análise e gestão de grande quantidade de dados de forma mais eficiente em todas as etapas de produção.

Ainda por meio da plataforma é possível realizar o acompanhamento do consumo de insumos e embalagens por lote, , o que aumenta a confiabilidade e visibilidade da informação e traz mais agilidade na execução dos exercícios de rastreabilidade e prontidão no atendimento às solicitações de clientes e órgãos oficiais.

Lucineia Valtte, gerente industrial da unidade, afirma que a tecnologia do sistema de Rastreabilidade Digital garante mais segurança e transparência em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e facilita o acompanhamento da linha de produção de qualquer lugar. “Trata-se de uma integração perfeita dos dados que são gerados e possibilita um histórico completo de todos os produtos. Além de facilitar o lançamento dos dados da operação, com integridade e agilidade de análise, também colabora para redução no uso/desperdício de papéis.”, destaca.