Coluna Pelo Estado – Números indicam necessidade de acelerar a vacinação em SC

Foto Divulgação/Secom

Na última quinta-feira,1, a deputada federal agora licenciada, Carmen Zanotto (Cidadania), iniciou efetivamente o seu trabalho como nova Secretária da Saúde de Santa Catarina com a tarefa de encaminhar para os municípios as 309.050 doses de vacinas que haviam recém desembarcado em Florianópolis, sendo 18.250 doses da Oxford/Astrazeneca e 290.800 Sinovac/Butantan. A distribuição, no entanto, só começou no sábado, 3, dois dias depois, num inexplicável atraso, diante do quadro gravíssimo por que passa o estado que acumula mais de 816 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, com mais de 11 mil mortes desde o início da pandemia. O feriado de sexta-feira (2) foi marcado por interrupção no esquema de imunização em várias cidades, que só foi retomado no sábado. Na Capital, por exemplo, apenas com a aplicação da segunda dose em pessoas com 78 anos ou mais.

A partir de agora, Carmen Zanotto – profunda conhecedora dos problemas do enfrentamento à pandemia, pois atuava diretamente nesta área na Câmara Federal, e também da estrutura de Saúde do estado, já que foi secretária em governos anteriores – tem a missão de acelerar o ritmo da vacinação. Ela tem na agenda o retorno a Brasília esta semana para tratar da regularização do número de doses que o estado necessita para a vacinação de 100% dos trabalhadores de saúde e população acima de 60 anos de idade. Há diferenças nas bases de dados que o estado fornece ao ministério que precisam ser ajustadas.

No site oficial do governo (coronavirus.com.gov.br), o último balanço publico é de 19 de março, oito dias atrás. Lá, aponta, em números bem grandes, que Santa Catarina recebeu 1.018.990 doses, sendo aplicadas 700.611, incluindo a D1 e D2. Ou os números estão defasados ou há quebra de quase 300 mil doses não aplicadas que precisam ser explicadas. Pelo visto, a experiente Carmen Zanotto terá trabalho extra pela frente.

Foto Divulgação/PMC

CHAPECÓ
A Prefeitura de Chapecó vai emprestar parte dos equipamentos do Centro Avançado de Atendimento Covid, que foi desativado após a alta de 102 pacientes e 85 transferências. O prefeito João Rodrigues atende solicitação da Secretaria da Saúde. Serão emprestadas 40 camas, 40 bombas de infusão, 40 suportes de soro, 20 respiradores e 20 monitores. Mas parte da estrutura de 75 leitos de enfermaria e 20 da Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, assim como a rede de oxigênio, continuam no Centro de Eventos, para o caso de uma nova onda de contágio.

NOVO DECRETO
Entrou em vigor, nesta segunda-feira, 5, o decreto nº 1.238/2021 que prorroga as medidas de combate à Covid-19 em Santa Catarina. Vale até o dia 12. A única alteração é em relação ao fornecimento de bebidas alcoólicas com consumo no próprio estabelecimento, que fica liberado até 22h (antes era até 18h). Os demais regramentos seguem valendo para todo o estado, como a proibição de funcionamento de casas noturnas, shows e espetáculos, eventos sociais e reuniões de qualquer natureza. Permanência em parques, praças, balneários e nas praias não está autorizada. Foi o primeiro decreto elaborado com a participação da nova secretária, Carmen Zanotto, após reunião com o COES.

ABAIXO ASSINADO
O deputado federal Hélio Costa (Republicanos) lançou um abaixo-assinado virtual convidando a população para participar do processo de mobilização para a construção de um hospital público em Palhoça. O parlamentar fez estudo sobre as necessidades do município de 175 mil habitantes, o único entre os grandes da Região Metropolitana que ainda não possui uma unidade hospitalar. A meta é alcançar 10.000 assinaturas e posteriormente levar o documento ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

ACI
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lança nesta quarta-feira, 7, uma campanha de valorização do jornalismo. Com o mote “24 horas na vida de um jornalista”, a campanha tem roteiro e criação da agência OneWg e produção e edição da Latina Filmes. O lançamento será remoto e com transmissão pelo canal de YouTube da entidade, a partir das 19h30. No mesmo evento, será apresentada a nova diretoria da associação e os novos conselhos, eleitos no final do ano passado, mas que já estão atuando.