Covid-19: E o tratamento em Joaçaba? 

Foto Divulgação

O tratamento para o Covid-19 é um assunto que gera bastante polêmica, várias medicações podem ser utilizadas em auxilio ao paciente, suspeito ou com diagnostico de covid. Em relação aos medicamentos, comumente relacionados ao tratamento precoce, a administração municipal de Joaçaba salienta que a prescrição tem sido escolha de cada médico. “Cabe ressaltar aqui, que o médico possui toda a liberdade para fazer o uso do tratamento que achar necessário para o paciente, e é vedada qualquer forma de imposição do Poder Público no ato médico”.

Desde 2020, a Prefeitura de Joaçaba disponibiliza na rede pública todas as medicações para o uso dos munícipes. Para o prefeito Dioclésio Ragnini, o tratamento é muito importante e cabe ao médico essa função, o papel do executivo é dar estrutura e disponibilizar as medicações. “Nossa farmácia dispõe de uma grande quantidade e variedades de medicamentos que estão disponíveis para a população, para tratamento, inclusive aqueles que são usados no tratamento precoce”, falou Ragnini.

Para Samoel Bittencourt, um dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba que vem utilizando medicações comumente relacionadas ao tratamento precoce, desde o início de 2020, essas prescrições devem ser individualizadas ante cada paciente, suspeito ou diagnosticado com covid-19. “Não funciona como uma receita de bolo, que sirva para todos os casos, depende da fase da doença em que o paciente se encontra e das condições clínicas que cada um apresenta. Temos o respaldo desta secretaria em disponibilizar as medicações necessárias. O ato de prescrever e quais são as medicações indicadas segue sendo responsabilidade de cada médico”, finalizou o médico.

(Fonte Assessoria de imprensa da Prefeitura de Joaçaba)