ACIOC, na iminência de perder seu maior patrimônio

Foto Arquivo Pessoal

Por Vinicius Schmitz de Carvalho

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO OESTE CATARINENSE – ACIOC, de Joaçaba, há mais de 80 anos, teve este nome, como marco indelével, no meio empresarial de Santa Catarina, pois considerada a primeira associação no meio empresarial de Santa Catarina, como também, por seus gestores compromissados com nossa Associação, sendo sempre orgulho de nossa região.

Os associados e gestores que marcaram seus nomes na galeria de dirigentes da ACIOC, estão descontentes e preocupados com a tentativa de alterar o maior patrimônio da associação, que é o seu nome, Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense –  ACIOC.

Pergunta-se! A quem interessa retirar do nome da ACIOC, a letra, que representa OESTE, alterando para MEIO OESTE?

Talvez esteja incomodando alguma cidade do Oeste catarinense, mas não, a nossa grande região de Joaçaba ou nossos empresários associados, devendo os atuais dirigentes da ACIOC, ser compromissados com nossa região e não interesses de outrém.

Além da mudança do nome da ACIOC, esta atual diretoria, inoportunamente, está alterando a forma de eleição dos dirigentes da ACIOC e identificando novas características de associados, adaptando possibilidades de serem membros de diretorias, na busca de acomodar interesses para o próximo pleito eletivo, visando se eternizar nas diretorias da ACIOC. Não podemos admitir, que o mesmo, que acontece no meio Eleitoral político, onde Deputados e Senadores, constantemente e a cada próximo pleito eletivo, acomodam a legislação eleitoral em benefício próprio, para se perpetuarem na vida política, a arrepio dos interesses da nação e dos eleitores.  Pois se assim ocorrer, a cada nova gestão da ACIOC, haverá nova alteração dos estatutos, retornando a situação anterior ou adaptando em interesses obscuros.

A ACIOC, não merece o que vem acontecendo, temos que ter diretorias mais comprometidas com nossa região e com a peculiaridade de nossos associados.

A atua diretoria da ACIOC, neste momento de crise, gerado pela COVID/19, deveria participar melhor, das imposições de forma de fechamento indiscriminado de atividades empresariais (lockdown), sendo um defensor das atividades de seus associados, como também, atuar nos interesses, pela melhor normatização de exigências da Lei de Acessibilidade;  atuar na elaboração do Plano Diretor; debater sobre distanciamento dos rios, quando imóveis estão em lados opostos a vias públicas; entre outros assuntos de interesses de associados e não se distanciar de assuntos regionais, para ficar alterando os estatutos sociais da ACIOC, modificando situações pétreas, acomodando interesses escusos.

Associados descontentes, com o que vem ocorrendo, estão se movimentando, para evitar este descalabro, inclusive, se persistir estas intenções de mexer em situações nos Estatutos Sociais, que destroem figuras tradicionais da ACIOC, com ameaça de se desligar da ACIOC, para não serem coniventes com o que vem ocorrendo atualmente com a ACIOC.

Se ocorrer a modificação do nome para ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DO MEIO OESTE CATARINENSE, perde a ACIOC, em definitivo o seu maior patrimônio, seu nome.

INDISCUTIVELMENTE, NÃO DEVERIA ACONTECER esta agressão a nossa Associação.