Vereadores de Luzerna aprovam comissões permanentes na primeira sessão de 2021

Confira também o que cada vereador falou sobre as expectativas para o mandato de 2021-2024.

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

Foto Claudia Mota

O RD Comunicação registou a primeira sessão oficial da Câmara de Vereadores de Luzerna que acontece nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Na pauta da primeira sessão serão lidos vários projetos e um deles irá para a aprovação, que o projeto das comissões com a nomeação dos vereadores, segundo os termos do regimento Interno da Câmara de Vereadores de Luzerna, para compor as Comissões Legislativas Permanentes. São cinco Comissões: de Constituição, Legislação e Justiça; de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização; de Educação, Ciência, Desporto, Saúde Pública e Assistência; de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Planejamento e Urbanismo; e da Redação Final. De acordo com o presidente da casa, o vereador Maurí José Schlindwein, o Mikimba, do PL, a definição do presidente, vice-presidente e relator de cada uma das cinco comissões aconteceu no em reunião no dia 26 de janeiro. A sessão na Câmara de Luzerna acontece toda segunda-feira, às 19h30, no plenário que fica no prédio da Prefeitura.

Em entrevista exclusiva, antes da sessão, os vereadores falaram sobre as expectativas para o mandato, como pretende encaminhara sua atuação no legislativo do município. Confira: 

Foto Claudia Mota

“Cada vereador é responsável pelo seu mandato. Este é o meu quinto mandato e agora, pela terceira vez como presidente da Câmara de Vereadores de Luzerna e com a vontade sempre de fazer o melhor para a Câmara e para os munícipes de Luzerna. Esse é o trabalho do vereador, procurar sempre atender o que o munícipe precisa e levar junto do legislativo ao executivo para assim melhor atender ele. Esse é o nosso trabalho como vereador”, declarou o vereador Maurí José Schlindwein, o Mikimba, do PL.

Foto Claudia Mota

“Meu primeiro mandato nessa casa legislativa e no primeiro momento quero agradecer a toda população de Luzerna que confiou em meu nome, que confiou o seu voto na urna no dia 15 de novembro do ano passado. Fiquei muito feliz com a votação, foi acima das minhas expectativas e agradecer também a quem não votou, porque afinal de contas a função do vereador é não legislar em causa própria, mas em legislarem num todo. Pretendo trabalhar o município como num todo, mas principalmente na área da Saúde, por ser dentista; e na área do Esporte, pois sempre estive envolvido com setores do Esporte Clube Vitória, no futebol de campo, fui jogador de handebol, quando Luzerna pertencia a Joaçaba, participei de vários jogos abertos, tenho alguma experiência em esporte amador e também na parte da infraestrutura de todo o município, pois estamos aqui para ouvir as reivindicações do nosso povo”, contou o vereador Jackson Hoffelder, do PL, que também é vice-presidente na Mesa Diretora.

Foto Claudia Mota

“Primeiro agradeço a oportunidade de novamente participar da legislatura para mais quatro anos e pelo voto de confiança que as pessoas nos depositaram e a gente sabe que, além disso, a gente tem o compromisso e a responsabilidade de fazer um trabalho que realmente venha ao encontro dos anseios do nosso povo. Como bandeira, eu digo sempre que tudo que é prioridade, tudo que é bom pro município deve ser a bandeira do vereador, mas a área que mais atuei fora da Câmara, foi apoiando sempre a área da Cultura. Temos um trabalho bem forte no nosso município, com várias associações e agremiações, que trabalham o esporte, a cultura, e a área da saúde que numa época eu trabalhei na Secretaria da Saúde. Estas são as bandeiras que sempre irei defender, quando elas são em benefício das pessoas e do povo de Luzerna, a gente sempre vai apoiar e a favor para que tudo isso aconteça”, declarou a vereadora Helena Terezinha Reisdorfer, do MDB, que neste segundo mandato irá continuar na luta pela criação do Memorial Histórico de Luzerna e compõe a Mesa Diretora como 1ª secretária.

Foto Claudia Mota

“A expectativa é boa. Estou ansioso para essa nova empreitada, mas estou com muito sangue na veia, com muita força de vontade e vamos trabalhar, vamos tentar fazer acontecer aqui em Luzerna. Na minha empresa atuo na parte administrativa, acompanho obra, projetos. Quero voltar minha atuação na Câmara para a área empresarial. Além da Saúde que sempre precisa dos olhares de todos. E em trabalhar em conjunto com a bancada, cada um atendendo uma área e todos em prol de Luzerna”, declarou o vereador André Decker, do PL, que compõe a Mesa Diretora como 2º secretário.

Foto Claudia Mota

“Tenho experiência no Poder Executivo, o Poder Legislativo é uma coisa nova para mim. Eu acho que é muito importante o Poder legislativo, porque ele é um poder autônomo e ele tem uma função muito importante. Cabe aos vereadores toda a fiscalização, todo acompanhamento daquilo que é realizado pelo executivo. Então, eu vejo o seguinte, o grupo de vereadores é um grupo bem heterogêneo, um grupo muito interessado, que tem essa preocupação em realmente legislar a favor do povo e pelo povo. Então, isso me deixou muito satisfeita, porque eu vejo que a Câmara, muitas vezes, é desacreditada. E nós temos que criar, principalmente, na mentalidade dos jovens, que os dias serão os nossos sucessores, a ideia de que política é necessária, é importante e é muita responsabilidade. Então, eu tenho uma expectativa muito grande nesse sentido e vou trabalhar e vou lutar, principalmente, para mostrar o que é que o nosso município fez nesses anos todos, o que que nós temos tudo em Luzerna, como tudo aconteceu e, principalmente, a valorização do nosso povo. Eu vou assumir a presidência da Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Planejamento e Urbanismo. Uma comissão que engloba praticamente todos os setores e isso me deixa muito satisfeita”, contou a vereadora Maria Carlesso Doré, do MDB, que já foi vice-prefeita e prefeita de Luzerna, e agora assume o primeiro mandato como vereadora.

Foto Claudia Mota

“Venho para somar forças, com novas ideias. Sou o mais novo dos eleitos. Farei o melhor possível para o nosso município. Minha família é do interior, da área agrícola e sou formado em Educação Física. Agricultura e Esporte são as áreas que tenho mais conhecimento e afinidade e espero ajudar bastante o município nessas duas áreas no que for necessário”, afirmou o vereador Matheus Gabriel Reimann, do PL, que era primeiro suplente e assumiu a vaga depois que o titular Marcelo Costa Beber foi indicado para a Secretária de Agricultura de Luzerna.

Foto Claudia Mota

“Este é o meu primeiro mandato como vereadora. A minha, digamos assim, a minha vertente sempre foi a Educação, mas eu gostaria de trabalhar em todas as áreas porque a gente foi eleita pelo povo e nada mais justo do que aonde tiver alguma demanda, alguma atividade que a gente possa intervir, vamos atuar nessa e em todas as áreas”, disse a vereadora Anelize Santanna Simon, do MDB.

Foto Claudia Mota

“Por ser o meu primeiro mandato irei trabalhar junto com os mais experientes. Aprender com o conhecimento deles, tentar aplicar e colaborar também com a experiência que tenho no mercado de trabalho. Sou engenheiro civil, então, eu tenho um conhecimento maior nessa área e pretendo também trabalhar nessa parte de indústria, comércio, agricultura e urbanismo. Claro que as outras também fazem parte. Os pedidos da população, a gente vai colaborar, vai trazer para dentro da Câmara e tentar passar pro executivo”, contou o vereador Paulo Sergio Dalla Costa, do PL.

Foto Claudia Mota

“Primeiro atender os anseios da população aqui do município, em todas as áreas, como sempre foi feito. Também trabalhar junto com a nossa administração, para que consigamos juntos fazer o que foi prometido na época que a gente estava pedindo voto e também a gente escutou da população as necessidades que eles tinham. Então, a minha prioridade é atender a nossa população na área da Saúde e Agricultura. Vou priorizar esses dois lados que acredito que precisam de atenção”, destacou o vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes, do PT, que vai para o seu terceiro mandato.

 

 

 

COMISSÕES LEGISLATIVAS PERMANENTES DE LUZERNA

Comissão de Constituição, Legislação e Justiça
Presidente: Jackson Hoffelder
Vice-presidente: Anelize Santanna Simon
Relator: André Decker

Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização
Presidente: Paulo Sergio Dalla Costa
Vice-presidente: Matheus Reimann
Relator: Maria Carlesso Doré

Comissão de Educação, Ciência, Desporto, Saúde Pública e Assistência
Presidente: Anelize Santanna Simon
Vice-presidente: Jonas Dinei Rodrigues Moraes
Relator: Helena Terezinha Reisdorfer

Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Planejamento e Urbanismo
Presidente: Maria Carlesso Doré
Vice-presidente: Jonas Dinei Rodrigues Moraes
Relator: Matheus Reimann

Comissão da Redação Final
Presidente: Helena Terezinha Reisdorfer
Vice-presidente: Paulo Sergio Dalla Costa
Relator: Jackson Hoffelder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *