Coluna Pelo Estado – Movimento SC pela Educação foca na recolocação profissional

Foto Filipe Scotti/Divulgação/Fiesc

Uma plataforma on-line com uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo. Esta é a proposta do novo ciclo do Movimento SC pela Educação, lançada pela Fiesc, Fecomércio, Faesc e Fetrancesc; em parceria com a Acate, Sebrae/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos, além da prefeitura de Florianópolis.

O foco é a recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho e deixá-los preparadospara as oportunidades que surgem num cenário cada vez mais competitivo. A iniciativa está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável.

O site msce.santacatarinapelaeducacao.com.br, tem a missão de promover a capacitação gratuita de profissionais, acelerar o acesso ao emprego, ampliando a renda do catarinense. O espaço oferece ainda uma série de cursos gratuitos e 100% a distância, recomendados por instituições parceiras, é possível conferir as vagas disponíveis em todo o estado na indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística e agricultura.

Entusiasta da iniciativa, o presidente da Fiesc entende que a qualificação de profissionais na retomada da economia é fundamental no momento em que Santa Catarina passa. “O mercado está aquecido, com novos postos de trabalho, afinal, somos um dos estados que mais gera emprego”, destaca Mario Cezar de Aguiar.

A ação chega em boa hora, sobretudo diante da perspectiva de bons números da economia, projetos para o final do ano. Afinal, com a vacina contra a Covid-19 já se começa a ver a luz no fim do túnel.

Foto Isreal Oselame/Divulgação

VINHO
O Governo do Estado, produtores rurais, empresas públicas parceiras e iniciativa privada trabalham juntos para obter a Indicação de Procedência (IP) dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. O selo fortalece e consolida a qualidade diferenciada dos produtos, tornando-os conhecidos dentro e fora do Brasil, além de alavancar os negócios do setor. Para a Indicação, a Epagri, em parceria técnica com a Embrapa, UFSC e Sebrae, desenvolveu os estudos técnicos para subsidiar a delimitação da área geográfica da IP.

 

Cobrança na Casan
Em audiência nesta sexta-feira, 29. com a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, o deputado federal Hélio Costa cobrou um prazo final sobre a indenização que deverá ser aplicada aos moradores da Lagoa da Conceição atingidos pelo vazamento da lagoa de infiltração. A estatal afirmou que a expectativa é finalizar o processo de ressarcimento às 35 famílias em 10 dias. A Casan está levantando os dados e fazendo o laudo sobre as informações que envolvem as pessoas daquela localidade. A empresa fará a partir de segunda-feira,1, o pagamento de R$ 10 mil às famílias para iniciar o processo de reconstrução. “Vamos aguardar e monitorar para ver se realmente o prazo será cumprido”, disse o deputado.

SG GÁS
O site da SCGÁS conta com uma nova ferramenta: o botão de acesso ao Canal de Denúncias, criado para aperfeiçoamento e facilidade de uso do canal de denúncias existente na Companhia. O mecanismo previne fraudes e condutas antiéticas. Por meio dele podem ser encaminhadas denúncias anônimas internas ou externas sobre transgressões ao Código de Conduta e Integridade ou sobre assuntos relacionados ao Comitê de Auditoria Estatutário.

MULHER
Em reunião no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o governador Carlos Moisés e a primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva, receberam a confirmação de mais uma Casa da Mulher Brasileira para SC. O anúncio foi feito pela ministra Damares Alves, em Brasília. “Ficamos muito felizes com esta notícia e com as novas parcerias que serão construídas para ampliar a capacidade do Estado em atender quem mais precisa”, destaca o governador Carlos Moisés. A instituição será instalada em Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *