Wan Rabuske é o novo fisiologista do Joaçaba Futsal

Mais uma novidade na comissão técnica do Joaçaba Futsal. O fisioterapeuta Wan Cley Rabuske, que integrou a equipe em 2017 e 2018, retorna ao clube como fisiologista. “Muito feliz em voltar ao time, agora com uma função diferente, mas motivado pelo desafio. Espero, junto com a comissão técnica, desempenhar um excelente trabalho para alcançar os objetivos da temporada”, ressalta.

Wan é graduado em Fisioterapia pela Unoesc e mestre em Ciências da Saúde pela Unochapecó. Em 2014 e 2015 estagiou no ElPozo Murcia Fútbol Sala da Espanha e em 2020 atuou como fisioterapeuta no Cascavel Futsal. Destaque ainda para a participação em importantes cursos, congressos e simpósios, além da formação complementar em “Fisioterapia” pela Universidad Católica de Murcia (UCAM) da Espanha e em “Novos conceitos de reabilitação de quadril e joelho” pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) de Passo Fundo.

No retorno ao Joaçaba Futsal, Wan vai atuar em conjunto com o fisioterapeuta Regis Baretta, que está na equipe desde 2019, e demais integrantes da comissão técnica e departamento médico. Eles são os responsáveis não apenas por reabilitar os atletas após lesões, mas pelo trabalho preventivo. Ou seja, a fisioterapia e a fisiologia lado a lado com a preparação física. “O futsal tem se tornado cada vez mais um esporte complexo e há necessidade de aprimorar nossa atuação como comissão técnica. A fisiologia do alto rendimento é uma área de suma importância para planejar estratégias específicas de prevenção de lesão e melhora da performance do atleta”, explica Wan.

SAIBA MAIS

A fisiologia, derivada da anatomia, estuda o funcionamento do organismo e se ocupa em entender as funcionalidades entre os sistemas e as células do corpo e como eles interagem. Enquanto a fisiologia do exercício estuda como as funções do corpo são alteradas por causa dos exercícios físicos, a do esporte aplica esses conceitos aos treinamentos dos atletas para aperfeiçoar seu desempenho.

(Fonte Mayelle Hall/Comunicação Joaçaba Futsal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *