Realizada a primeira reunião do ano dos projetos de Rede em Ação e Intersetorial

Foto Divulgação

Aconteceu na semana passada a primeira reunião de Rede em Ação do ano de 2021. A Rede em Ação foi criada em 2017, por meio de projeto proposto pela 1ª Promotora de Justiça da Comarca de Joaçaba – MPSC, Dra. Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro e reconhecido pelo município com a criação da Lei 5.083 de 15/05/2017, no intuito de fomentar a atuação articulada e participativa da rede de proteção pública à criança e adolescente e suas respectivas famílias e/ou responsáveis em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social.

A Rede em Ação é composta por representantes dos órgãos municipais da Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação, e do Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretaria de Estado da Educação – SED/Gered que se reúnem  mensalmente com a finalidade de discutir os casos pontuais mais emblemáticos de Joaçaba, objetivando evitar a segmentação do atendimento, compartilhando as ações de cada órgão, discutindo encaminhamentos e soluções para cada caso e, nos encontros subsequentes, avaliando os resultados e a necessidade de novas tratativas, até a resolução do problema ou da questão social. Deste modo, o espaço criado por este projeto configura-se em espaço de diálogo entre os profissionais que atendem crianças e adolescentes, permitindo a construção e implementação de ações intersetoriais, constituindo-se em ambiente interdisciplinar entre os órgãos envolvidos. O resultado desse trabalho em rede é a efetividade das ações de cada ente, proporcionando o atendimento integral à criança e adolescente e suas famílias.

No mesmo formato ocorre a rede intersetorial, onde as Secretarias de Assistência Social e de Saúde trabalham em conjunto nos acompanhamentos dos casos que envolvem pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. A reunião ocorre mensalmente e conta com a participação de outros órgãos que atendem a este grupo como a APAE e HUST.

As reuniões eram realizadas presenciais, mas devido a pandemia passaram a acontecer de forma online.

(Fonte Prefeitura de Joaçaba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *