Joaçaba na elite do futsal brasileiro

Foto Divulgação

Além de ser uma ferramenta de integração, o esporte é um instrumento de grande potencial transformador e promoção do desenvolvimento social e humano. É ainda uma chance de formar novos talentos e o ponto de partida para uma mudança de comportamento e ampliação de oportunidades.

Com esse objetivo, no segundo semestre de 2012 um grupo de ex-jogadores e jovens empresários se uniu com a proposta de levar o futsal de Joaçaba de volta às quadras. A modalidade, que viveu o seu auge nas décadas de 80 e 90, com títulos estaduais, participações em competições nacionais e a revelação de jogadores, estava há quatro anos sem representantes.

Já no primeiro ano de atividades, o time foi campeão da Primeira Divisão do Campeonato Estadual 2013 e garantiu a vaga na Divisão Especial 2014. A modalidade voltou a emocionar milhares de pessoas apaixonadas pelo esporte, do município e da região, e, desde então, figura entre os melhores de Santa Catarina.

Diante da boa atuação, estrutura e visibilidade, a diretoria entendeu que era a hora de dar mais um passo. A participação do Joaçaba na Liga Nacional de Futsal (LNF) a partir de 2017 foi confirmada em outubro de 2016, com a assinatura do contrato de três anos com a Jaclani Esportes, detentora da franquia.

O dia 29 de março de 2017 foi histórico para o Joaçaba Futsal. Às 20h15, no Centro de Eventos da Unoesc, contra o Atlântico de Erechim (RS), a equipe iniciou a trajetória na principal competição de futsal do país. E nas três edições, se destacou pela campanha, protagonizando grandes jogos contra equipes de renome. Em 2019, o contrato foi renovado para a participação na LNF 2020.

“Além da paixão da torcida, o projeto só é possível porque temos o respaldo de várias empresas que acreditam e confiam no trabalho executado com seriedade e competência por um grupo de aproximadamente 30 pessoas”, destaca o presidente Gustavo Locatelli, enaltecendo os patrocinadores do time, além da diretoria e torcedores. Segundo ele, a participação do Joaçaba na LNF, considerada a mais importante das Américas e uma das mais disputadas do mundo, é uma conquista que, além de fortalecer o esporte, divulga e enaltece o município e a região.

2020

O Joaçaba Futsal iniciou 2020 com nova diretoria, empossada nos primeiros dias de janeiro para o triênio 2020-2022. O contador e empresário Gustavo Locatelli assumiu a presidência e o empresário Fabiano Saretto é o vice-presidente. A principal novidade da atual gestão é o programa “Assinante Joaçaba Futsal”, que garante descontos e condições especiais de pagamento em vários estabelecimentos parceiros, como cinema, posto de combustível, farmácia, pizzaria, salão de beleza, barbearia e outros.

A pré-temporada começou em janeiro com o planejamento das atividades, recepção dos atletas e avaliações. O grupo foi submetido a exames cardiológicos e laboratoriais, testes fisioterapêuticos, avaliação odontológica e avaliação médica. No dia 1º de fevereiro, os atletas se apresentaram para o início das atividades no Centro de Eventos da Unoesc. O lançamento oficial da temporada aconteceu no dia 14 de fevereiro, no Restaurante Requinte Sabor, em Joaçaba. E nos dias 18 e 21 de fevereiro foram realizados os primeiros amistosos da pré-temporada, contra o Atlântico de Erechim (RS).

Pela segunda temporada consecutiva, o time foi comandado por Paulinho Sananduva, com mais de 40 anos de experiência no futsal, como jogador e treinador. Os treinos aconteceram até sete vezes por semana, sob a orientação de uma comissão técnica formada por técnico, supervisor técnico, auxiliar técnico, coordenador técnico, preparador físico, preparador de goleiros, fisioterapeuta e médico ortopedista e traumatologista.

No dia 8 de março, no Ginásio Deonisto Debona, em Chopinzinho (PR), o Joaçaba Futsal conquistou o primeiro título do ano: a Copa Chopinzinho de Futsal 2020. O torneio de pré-temporada iniciou no dia 4 de março e também contou com as equipes Acel Chopinzinho, Atlântico, Dois Vizinhos, Marreco e Pato.

Foto Divulgação

De 17 de março a 14 de junho o Joaçaba Futsal trabalhou em home office devido a pandemia do novo coronavírus. Durante a quarentena, os atletas deram sequência a preparação diária em casa, conforme cronograma de treinos elaborado pelo preparador físico Michel Petri Dalapria visando manter a performance. Enquanto os jogadores continuaram a rotina de treinos, a diretoria e a comissão técnica seguiram com o planejamento das ações.

A equipe retomou as atividades presenciais no dia 15 de junho, seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, do Governo de Santa Catarina e da Prefeitura de Joaçaba. Foram adotadas várias medidas de prevenção para a preparação no ginásio e na academia, como medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel para higienização das mãos e dos equipamentos. Também foram realizados vários testes para Covid-19.

A primeira competição oficial do ano foi a Recopa Santa Catarina, no mês de julho, contra o São Francisco, com jogos de ida e volta, onde o Joaçaba Futsal foi campeão no Centro de Eventos da Unoesc. A Liga Nacional de Futsal (LNF) começou em agosto, com novo modelo de disputa, assim como a Série Ouro do Campeonato Catarinense, que iniciou em outubro.

Foto Divulgação

COMPETIÇÕES

Em 2020, o Joaçaba Futsal foi um dos cinco times catarinense na competição nacional: Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão também foram representantes de Santa Catarina. A LNF reuniu outras 16 equipes do Distrito Federal (Brasília), Minas Gerais (Minas e Praia Clube), Paraná (Cascavel, Marreco, Pato, Foz Cataratas, Campo Mourão e Umuarama), Rio Grande do Sul (ACBF, Assoeva e Atlântico) e São Paulo (Corinthians, Intelli, Magnus e São José). O Joaçaba estreou no dia 28 de agosto contra o Campo Mourão e se despediu nas oitavas de final, no mês de novembro, contra a ACBF de Carlos Barbosa.

Foto Divulgação

O Joaçaba Futsal ainda participou em 2020 da Série Ouro do Campeonato Catarinense, que foi disputada com outros oito times: Blumenau, São Lourenço, Concórdia, Tubarão, Joinville, Jaraguá, Lages e Curitibanos. A estreia foi no dia 14 de outubro, contra o São Lourenço. A equipe se despediu nas quartas de final, em dezembro, também contra a equipe de São Lourenço do Oeste.

O Joaçaba Futsal ainda participou da Recopa SC, organizada pela Federação Catarinense de Futsal. Os vencedores das edições 2019 da Divisão Especial do Campeonato Catarinense e da Copa Santa Catarina se enfrentaram em São Francisco do Sul e Joaçaba, em jogos de ida e volta nos dias 7 e 12 de julho, respectivamente, e o Joaçaba conquistou o título inédito e a segunda taça do ano. No mês de março, em Chopinzinho (PR), a equipe foi campeã do torneio de pré-temporada Copa Chopinzinho de Futsal.

Também era prevista a participação do Joaçaba Futsal na Taça Brasil de Clubes, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal. Ela seria realizada no mês de outubro, em Tubarão (SC), com os atuais campeões das federações do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, além de Mato Grosso do Sul e Amazonas. Diante da pandemia e do risco potencial Gravíssimo naquela região, a competição foi adiada.

BASE

Além da participação na LNF, o atual campeão Catarinense e da Recopa SC se destaca pelo trabalho realizado com a base. Em Joaçaba foram atendidas aproximadamente 80 crianças e adolescentes por meio das escolinhas de futsal em 2020, visando despertar o interesse dos alunos pela modalidade, incentivar a prática de exercícios físicos, promover a inclusão social e oferecer mais qualidade de vida e oportunidades. Foram quatro turmas: Sub-10 (oito a 10 anos), Sub-12 (11 e 12 anos), Sub-14 (13 e 14 anos) e Sub-16 (15 e 16 anos), sob a responsabilidade dos professores Luiz Gustavo Cereja, Bruno Cereja, Michel Petri Dalapria e Andrei Da Caz.

Os treinos presenciais das escolinhas do Joaçaba Futsal, no Centro de Eventos da Unoesc e no Parque Municipal, foram suspensos no mês de março. A decisão atendeu determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Santa Catarina, em função da pandemia do novo coronavírus. A retomada das atividades foi em junho, inicialmente on-line. Os alunos receberam os uniformes e seguiram o cronograma de exercícios elaborado pela comissão técnica e adaptado para o período de quarentena e distanciamento social, visando, além da atividade física, a saúde mental.

2021

A diretoria tem muitas expectativas para o Joaçaba Futsal no próximo ano. A equipe renovou o contrato para a participação na Liga Nacional de Futsal (LNF) e confirmou a permanência do técnico Paulinho Sananduva. O grupo de atletas renovados e contratados também já está sendo formado para a disputa da LNF, Série Ouro do Campeonato Catarinense e Taça Brasil de Clubes. A temporada 2021 inicia no mês de fevereiro.

(Texto Mayelle Hall, Comunicação Joaçaba Futsal)