Eleições Herval d´Oeste: RD entrevista Mauro Martini do Progressistas

Foto Divulgação

RD – Quais são as três prioridades de seu governo, caso seja eleito?
Mauro Martini – Estímulo ao desenvolvimento econômico, com foco no emprego e renda. Obras de infraestrutura. Continuar as fortes ações nos setores da saúde e educação.

RD – O que o Sr. pretende fazer para que Herval d´Oeste seja destaque na região?
Mauro Martini – Trabalhar com determinação no aumento do movimento econômico e da renda per capita do município, estabelecendo um canal de comunicação com as entidades representativas do agronegócio, comércio, indústria e serviços.

RD – Como o Sr. pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Mauro Martini – Buscar um planejamento com as possibilidades de segmentos empresariais que possam ser atraídos, com o Poder Público proporcionando infraestrutura e incentivos fiscais.

RD – Qual é a sua proposta para incentivar a Cultura e o Turismo?
Mauro Martini – Possibilitar a integração total do município às metas do Sistema Nacional de Cultura, através da implantação do CPF da Cultura – Conselho (já existente), Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura, para ampliar as possibilidades de pleito a recursos estaduais e federais. Buscar a criação de uma Pasta exclusiva para a Cultura (Meta 37 do Plano Nacional de Cultura) para efetivo desenvolvimento cultural do município. Identificar, incentivar e preservar nossa diversidade étnico-cultural, bem como nosso patrimônio imaterial, material, histórico, étnico, ambiental, monumental, público, turístico e documental. Reconhecer e preservar os saberes populares e seus mestres. Apoiar e fomentar as iniciativas culturais (Natal de Herval, Natal a caminho de Belém) através de editais de fomento às diversas linguagens artísticas existentes e que surgirão. Idealizar a semana “Herval meu orgulho” para estimular o resgate histórico de nossas memórias, costumes e tradições, expressas através das artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro. Ampliar a parceria público-privada com a Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d´Oeste (Scajho) para realização de oficinas artísticas utilizando o ambiente do Teatro Alfredo Sigwalt.

RD – Tem uma proposta para os esportes?
Mauro Martini – Incentivar e campanhas de promoção do esporte, como meio de valorização social e pessoal do cidadão, criando uma cultura esportiva. Intensificar os campeonatos municipais nas mais diversas categorias e modalidades. Potencializar a participação do município nas competições promovidas pela Fesporte. Aumentar a participação de crianças e adolescentes (escolinhas) na prática esportiva, potencializado nas mais diversas modalidades. Intensificar a integração do Conselho Municipal de Esportes com a comunidade esportiva. Buscar, juntamente com as entidades de ensino superior, bem como em conjunto com as agremiações de desporto, uma parceria para a promoção do esporte, nas escolas da rede pública municipal, garantindo a interação entre as entidades e o aluno. Aumentar as opções de lazer através do esporte com a disponibilidade de novos espaços esportivos, como a construção de um Centro de Eventos poliesportivo, quadras de areia, áreas para esportes radicais, pista para caminhadas, pista de atletismo, ciclovias, entre outros.

RD – Que obras de infraestrutura estão previstas no seu plano de governo?
Mauro Martini – Fomentar e proporcionar condições ao programa Abraça Herval. Criar equipes de manutenção, jardinagem e zeladoria das praças e logradouros públicos. Revitalização das vias públicas de Herval d´Oeste, com expansão das áreas de pavimentação asfáltica e calçamento. Trabalhar de forma cooperativa com a Simae na implementação da rede de água e esgotos e seu tratamento compatível com as necessidades do município. Criar um programa para padronizar os passeios públicos, melhorando as condições de acessibilidade. Realizar, em conjunto com as demais secretarias e entidades civis, campanhas de conscientização na manutenção da limpeza das vias públicas e bairros, priorizando o planejamento integrado dos trabalhos de manutenção da cidade, como limpeza de bueiros, poda de árvores, pintura de guias, sinalização, iluminação pública eficiente, garantindo uma cidade limpa e bem cuidada. Aperfeiçoar e ampliar a coleta seletiva e coleta de resíduos. Reorganização do trânsito municipal, por meio de consulta à população e estudos técnicos, sempre buscando atender as peculiaridades municipais. Implantação do Estacionamento Rotativo. Gestionar junto aos órgãos competentes pela implantação de medidas de manutenção e segurança na BR-282 que envolve o perímetro municipal. Pleitear recursos junto a esfera estadual e federal para revitalização da Avenida Beira Rio e Rodovia do Ovo.

RD – Na área da saúde, o que prevê para ampliar atendimentos, melhorar a estrutura de saúde e o atendimento de especialistas?
Mauro Martini – Adequar e ampliar o espaço físico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Fortalecer vínculo com todos os municípios que integram a UPA. Adequar e revitalizar as Unidades Básicas de Saúde, adequando à acessibilidade. Fortalecer a atenção básica de saúde, aumentando o número de equipes, com a finalidade de melhorar o trabalho de promoção de proteção da saúde dos hervalenses. Incrementar os serviços de média e alta complexidade com a contratação de novas especialidades, como nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga. Ampliar o horário de atendimento da farmácia municipal.  Construção de um novo espaço para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Construir um novo espaço para a Unidade Básica de Saúde (UB) na Estação Luzerna/Morada do Sol, no bairro Santo Antônio e na Vila Militar. Dispor de novo local para ESF Interior para acolher em período integral o agricultor. Criar o ambulatório da dor crônica. Criar a Comunidade Terapêutica. Fomentar Núcleo de Inovação em Saúde com parceria de outras instituições. Ampliar o programa SUS na sua casa. Dispor do serviço de Laboratório de Prótese Dentária. Manter a frota de veículos da saúde modernizada. Informatizar o processo de trabalho das agentes comunitárias de saúde tendo informações em tempo real da saúde da população.

RD – Com relação à educação, o que prevê para dar mais qualidade para o setor?
Mauro Martini – Garantir processos educacionais eficientes, proporcionando o ensino diferenciado e de qualidade, voltada para valores, excelência acadêmica e empreendedora. Continuar investir os recursos na educação de forma participativa, planejada e consciente, a fim de proporcionar ainda mais qualidade nas estruturas físicas e pedagógicas da rede municipal. Construir uma gestão democrática da educação, garantindo uma articulação com a sociedade civil através dos Conselhos, valorizando os profissionais de educação com análise e revisão do Plano de Cargo e Salários. Fomentar e incrementar a formação continuada dos professores da rede municipal. Estabelecer um atendimento pleno da Educação Infantil e Fundamental. Implantar educação em tempo integral no contraturno escolar, com uma forte articulação dos Departamentos de Esportes e Cultura. Continuar e estabelecer novas parcerias com instituições de ensino técnico no contraturno escolar do Ensino Fundamental II. Fortalecimento da Educação do Campo com trabalho voltado à permanência do homem no campo, incentivando a sucessão familiar. Empregar na grade curricular dos alunos do Ensino Fundamental ensinamentos sobre o Agronegócio e empreendedorismo. Incentivar a qualificação dos cidadãos hervalenses, incentivando seus estudos com uma forte articulação e estrutura desde a educação básica ao ensino superior. Aprimorar o transporte escolar, garantido segurança e qualidade aos seus usuários. Implantação e fomento de projetos que busquem a abertura das escolas aos familiares dos educandos, trazendo-os até a escola nos fins de semana e feriados (Escola Aberta). Promover a integração das ações entre as redes de ensino (municipais, estaduais e particulares). Promover uma ampla renovação e atualização das bibliotecas escolares, garantindo que todas tenham o mesmo padrão de excelência operacional. Fortalecer e referenciar a educação inclusiva e especial. Realizar capacitações e orientações periódicas para familiares de crianças especiais. Ampliar os investimentos em tecnologias e inovação nas unidades escolares. Continuar garantindo merenda escolar de qualidade, desenvolvida pelo profissional de nutrição, ampliando a aquisição de gêneros alimentícios junto à agricultura familiar.

RD – Na segurança pública, o que pode ser feito no âmbito municipal para garantir mais segurança à população e ao comércio em geral?
Mauro Martini – Ampliar ações estratégicas de vídeo monitoramento, permitindo, em ação integrada com a Polícia Militar, uma área de cobertura real dos pontos críticos do município de Herval d´Oeste.

RD – O que pretende fazer em relação à agricultura, agronegócio?
Mauro Martini – Em nosso plano de governo listamos mais de 20 ações em relação à agricultura. Entre elas: Ampliar e qualificar a equipe técnica da Secretaria da Agricultura e manter e valorizar a parceria com a Epagri. Fortalecer e incentivar ainda mais a agricultura de subsistência.  Dotar a Secretaria da Agricultura com parque de máquinas exclusivo, promovendo ações de subsídio à contratação de horas-máquina, priorizando a produção sustentável. Criar o programa do Portão ao Galpão, disponibilizando ao agronegócio possibilidade das máquinas atuarem dentro da propriedade para trabalhos diversos como: abertura e cascalhamento de acessos, terraplanagem para construção de moradias, pocilgas, aviários entre outros, diminuindo custos ao produtor e incentivando ao empreendedorismo e geração de emprego e renda. Manutenção rotineira e melhoria nas estradas rurais com ênfase no alargamento e desobstrução de bueiros para maior mobilidade, rapidez nos deslocamentos e melhor escoamento da produção. Promover a permanência do jovem no campo para que as propriedades continuem ativas. Elaboração, em conjunto com as entidades sociais e governamentais, de um plano preventivo de ações em face de calamidades climáticas. Realizar investimentos concretos em ciência e tecnologia, buscando a inovação e inclusão digital. Fomentar a agroindústria familiar, com programas de subsídio da matriz de sementes e forragens, melhorando a qualidade da produção. Incentivar a implantação de agroindústrias e apoio permanente às existentes. Realizar diagnóstico rural buscando entender e compreender as demandas e ofertas da área, sempre atentando para as peculiaridades, vocação e alternativas locais. Fortalecer o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Fomentar o Agro regional através de parceria relacionado ao emprego de tecnologia e desenvolvimento e métodos que proporcionem maior atratividade de empresas para nossa região – parceria com Polo de Inovação Tecnológica (Inovale). Desenvolver o turismo rural, bem como promover eventos para mostrar as oportunidades e negócios do Agro.

RD – Quais as ações na área da assistência social e habitação?
Mauro Martini – Em nosso plano de governo listamos ações de políticas públicas voltadas à assistência social, a promoção de igualdade e políticas públicas direcionadas à juventude, idosos e mulheres. Entre elas: Ampliar os atendimentos da área da Assistência Social. Criação e fomento de programas que objetivem a inclusão social e a promoção da autonomia, (moradores de rua e deficientes). Atuação integrada com as políticas de qualificação profissional e geração de trabalho e renda, apoio ao primeiro emprego. Compromisso com a municipalização plena do Sistema de Assistência Social, aprimorando os serviços (CRAS, CREAS, Abrigo e Conselho Tutelar). Implantação de ações voltadas à igualdade racial, às pessoas idosas, e às pessoas com deficiência, gênero e políticas de igualdade socioeconômicas. Criação de espaços e oficinas informativa inclusiva, levando ao alcance de todos as ferramentas da evolução digital. Constante realização de oficinas, ações culturais e econômicas, buscando a inserção social e profissional da população em vulnerabilidades social.
Implantação de políticas que visem à emancipação e o desenvolvimento integral dos jovens, primando por uma nova articulação entre educação e trabalho, pela acessibilidade aos recursos do território e proporcionar novas políticas culturais para o desenvolvimento do tempo livre e da experimentação, próprias da juventude.  Estímulo aos mecanismos de participação e criação do Conselho Municipal da Juventude.
Implementação nas pastas específicas, da valorização e respeito ao idoso, destinando recursos específicos para programas de inclusão social e melhoria da qualidade de vida e saúde da população idosa. Captação de recursos para a implantação de uma unidade específica a política do idoso (centro de convivência para o idoso e do centro dia do idoso).
Elaboração, em conjunto com as entidades civis e órgãos públicos dos poderes Legislativo e Judiciário, juntamente com o Ministério Público, de um Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Implantação do Conselho Municipal da Mulher. Compromisso com o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Criar ou referenciar um Centro de Referência ao atendimento à mulher em situação de violência doméstica, dotando-o com todas as estruturas necessárias aos atendimentos social, psicológico, assistencial e jurídico, buscando parcerias para efetiva ação (MP e Poder Judiciário).
Na área da Habitação planejamos: Implementar politicas públicas visando garantir o direito à moradia com a participação popular e transparência. Criação de um grande cadastro municipal para que sejam melhores direcionadas as ações de habitação. Aquisição de um terreno para a implantação de um conjunto habitacional. Incentivar o programa de regularização fundiária urbana, áreas sociais irregulares e áreas de risco, atendendo aos comandos constitucionais e legais. Criação de um plano de suporte à moradia e habitação.

RD – Por que o Sr. quer ser prefeito de novo? Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Herval d´Oeste?
Mauro Martini – Não quero ser de novo. Quero continuar. Nossa missão de resgatar a credibilidade da prefeitura e o desenvolvimento do município ainda está em curso. Quero dar sequência a um grande projeto por um Herval próspero onde as pessoas tenham orgulho de dizer “Sou Hervalense”. Porque já consegui provar isso nessa atual gestão.

PERFIL

Foto Divulgação

CANDIDATO A PREFEITO
Mauro Sérgio Martini, 47 anos.
Partido: Progressistas
Cidade natal: Herval d´Oeste
Filhos: Eduarda, José Mauro e Caetano.
Breve currículo: Mais de 20 anos como professor da rede pública estadual. Curso superior em Licenciatura plena em Geografia. Pós-graduado na área da Educação. Já fui secretário e diretor escolar, secretário municipal de Educação, vereador e presidente da Câmara, vice-prefeito e atualmente prefeito.

 

 

 

 

Foto Divulgação

CANDIDATO A VICE-PREFEITO
Jair da Rosa, 49 anos.
Partido: PL
Cidade natal: Piratuba
Filhos: Leonardo, Eduardo e Maria.
Breve currículo: Empresário do ramo da construção civil. Sócio gestor da empresa Pirâmide Materiais de Construção há 26 anos. Formação no ensino médio em Técnico em Contabilidade, curso superior em Gestão Empresarial pela Unoesc. Atuou como professor do Senac nos cursos de Psicologia e técnicas de venda durante quatro anos. Possui participação ativa no Rotary, ACIHO e CDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *