Eleições Herval d´Oeste: RD entrevista Adair Ceron do Podemos

Foto Divulgação

RD – Quais são as três prioridades de seu governo, caso seja eleito?
Adair José Ceron –
Saúde, Educação e Emprego e Renda.

RD – O que o Sr. pretende fazer para que Herval d´Oeste seja destaque na região?
Adair Ceron –
Desenvolver  programas mostrando a potencialidade de Herval d’Oeste, como: Produção de Alfafa que já é referência nacional; Pecuária Leiteira também considerada modelo; Gado de corte e produção suína.

RD – Como o Sr. pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Adair Ceron –
Parceria com CDL, Acioc, Sebrae, Unoesc, Uniasselvi, entres outras entidades para analisar a potencialidade de Herval d’oeste, e qual as empresas que poderão se colocar como: Banco Particular, Hotel, Relojoaria, Ótica, Borracharia, Lojas especializadas para o Homem, Concessionárias de veículos, empresas estas que não temos na cidade. Vamos oportunizar investidores, ampliando as oportunidades de emprego e automaticamente a renda. Incentivar e apoiar todas as empresas já existentes, buscando o diálogo e as soluções dos problemas. Oportunizando as condições necessárias para o agronegócio. Liberação de alvará de imediato para que as empresas possam abrir seu negócio. Oportunizar o Distrito Industrial Bairro Santo Antônio onde poderemos colocar mais de 30 micros e pequenas empresas. Manutenção imediata aos Distritos Industriais um e dois.

RD – Qual é a sua proposta para incentivar a Cultura e o Turismo?
Adair Ceron –
Criar nova Casa da Cultura, para incentivar quem tenha interesse na música, pintura, teatro, dança, artesanato, entre outras artes. Analisar as possibilidades de deixar a parte inferior do palco para que todos possam conhecer o cenário histórico da Guerra do Contestado. Transformar a praça municipal em cartão postal da cidade, tornando-a mais segura por meio de policiamento. Realizar projeto para tornar a estação ferroviária um museu municipal, em que os hervalenses poderão doar fotos, ferramentas, móveis e qualquer outro objeto histórico para a cidade. Incentivar a continuação da Associação Bellunesi, do Coral Coliarthe e de outros grupos, fornecer local para ensaios e para depósito de vestuários, instrumentos musicais, troféus, entre outros. Renovar a biblioteca, construindo um sistema de internet atualizado e acessível, buscando parcerias para fornecimento de acesso a uma biblioteca virtual e também para compra de novos livros. Incentivar o desfile de Sete de Setembro na cidade. Na data de aniversário de Herval d’Oeste, realizar um festival com música, dança, teatro, entre outros, e no Natal realizar o Natal Feliz com a participação de entidades, órgãos públicos, escolas, igrejas e associações e realizar um “shopping a céu aberto” reunindo todos o nosso comércio em um local só.

RD – Tem uma proposta para os esportes?
Adair Ceron –
A profissionalização do futebol de campo. Incentivar todos os alunos dos colégios na pratica do bolão, bocha, futebol, judô, atletismo, ciclismo. Construção de um campo de futebol de areia e vôlei na praça central. Praça do lazer todos os domingos a tarde com a pratica do esporte.

RD – Quais são as ações previstas para melhorar a mobilidade urbana?
Adair Ceron –
Planejamento para o futuro com o Conselho Municipal, reorganizar todo trânsito. Deixar as calçadas em condições de uso, refazendo e dando a manutenção em
todas as ruas. Estudar com Joaçaba a possibilidade de fazer o anel viário entre as pontes. Herval d´Oeste não suporta mais o trânsito pesado, precisamos urgentemente tomar uma decisão. Parceria com CDL, imprensa, empresa de ônibus para o uso diário dos coletivos.

RD – Que obras de infraestrutura estão previstas no seu plano de governo?
Adair Ceron –
Construção em parceria setor público e privado e Caixa Econômica para a
construção de casas Verde e Amarela do programa do Governo Federal. Novo cemitério. Avaliar o sistema de saneamento básico para implementá-lo de forma eficaz em toda a cidade, espaço urbano ou rural. Analisar e aprimorar o sistema de recolhimento de lixo. Realizar a limpeza, pintura e sinalização das ruas. Construir uma ciclovia para incentivar a prática do esporte. Britador: analisar o funcionamento para termos o nosso próprio consumo de brita, reabrindo ou terceirizando o local. Projeto para regularização do trânsito. Planejar reforma e ampliação do paço municipal. Criar um sistema de coleta de lixo reciclável, separando-o do orgânico.

RD – Na área da saúde, o que prevê para ampliar atendimentos, melhorar a estrutura de saúde e o atendimento de especialistas?
Adair Ceron –
Buscar convênios regionais e estadual para sanar problemas de exames de ressonância, tomografia, entre outros. Assegurar e ampliar a farmácia básica, fortalecer e melhorar a estrutura das unidades de saúde. Continuar apoiando e realizando melhorias no centro de recuperação e reabilitação para os dependentes químicos. Garantir a qualificação continuada dos profissionais. Universalizar todos os programas de saúde da família. Valorização dos funcionários e agente comunitários. Buscar parcerias com as igrejas, pastoral da criança e juventude, terço dos homens, para alternância da medicina alternativa, valorizando os grupos já existentes. Aprimorar o atendimento médico e o transporte para as unidades de saúde. UPA, buscar recursos para ampliação e aparelho de imagem.

RD – Com relação à educação, o que prevê para dar mais qualidade para o setor?
Adair Ceron –
Ter uma diretoria de esporte para valorização e incentivo da prática de esportes. Reunião trimestral com os diretores dos colégios para saber quais os recursos necessários que estão precisando. Implementar programas de combate à violência e evasão escolar com parceria com o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Promover a educação ambiental com base na teoria dos 3Rs: reduzir, reaproveitar e reciclar. Reavaliar a frota de veículos escolares para garantir que todos aqueles que necessitam do transporte tenham este direito assegurado. Capacitação de todos os funcionários, inclusive com a contratação de profissionais para auxílio a alunos portadores de deficiência. Garantir merenda nutritiva aos estudantes, com a participação de profissional da área da Nutrição. Garantir ensino de qualidade de acordo com o IDEB. Garantir número de vagas em creches e escolas suficientes para assegurar a matrícula de todos os alunos hervalenses.

RD – Na segurança pública, o que pode ser feito no âmbito municipal para garantir mais segurança à população e ao comércio em geral?
Adair Ceron –
Continuar a parceria com Polícia Militar. Ampliar o programa Rede de Vizinhos. Parceria com a Polícia Militar para que nossa praça tenha presença contínua de policiais. Ampliar o sistema de vídeo monitoramento.

RD – O que pretende fazer em relação à agricultura, agronegócio?
Adair Ceron –
Patrolar estradas e deixá-las em condições de trafegabilidade, fazer valetas, bueiros, alargar, retirar as pedras  para resolver os problemas de tráfego. Parceria com proprietários das obras para recolher entulho (sobra de materiais para armazenar e usar como melhorias de estradas do interior). Rever a hora-máquina, facilitar o plantio, a retirada de pedras, o uso de trator de esteira para destoque. Reuniões semestrais com presidentes das comunidades. Agricultura familiar: organizar todo maquinário, retroescavadeira, tratores, implementos que pertencem agricultura, visando o manejo e cultivo das terras de todos os agricultores, a manutenção das estradas vicinais e entradas dos agricultores. Ampliar a iniciativa dos pequenos agricultores como hortas comunitárias. Fomentar a criação de cooperativas de produção, comercialização e prestação de serviços em parceria com os governos estaduais e federais. Rever e reorganizar a associação da alfafa, símbolo de Herval d’Oeste.

RD – Quais as ações na área da assistência social e habitação?
Adair Ceron –
Aplicar eficazmente em parceria com o governo federal o projeto Minha casa Minha vida. Parceria com proprietários de terrenos, com a Caixa Econômica e empresários para construção de casas financiadas, como exemplo o que foi feito em Luzerna, em que o governo construiu casas em parcerias com a iniciativa privada. Implantar o REURB-S e o REURB-E. Tele-entulho – sobras de material em demolição de casas e outros – guardar para aproveitar no interior. Desenvolvimento social e combate à pobreza em parceria com os governos federal e estadual. Ampliar o atendimento do CRAS, CREAS, PETI. Valorização da família como alicerce para desenvolvimento social, garantia dos direitos constitucionais, em especial a proteção à maternidade, às crianças e adolescentes e aos idosos. Buscar a erradicação do analfabetismo no município; Fazer parcerias públicas nos ramos de educação, assistência e saúde para atendimento aos idosos e oferecer espaços de convivência para a terceira idade. Promover campanhas nas escolas de prevenção às drogas. Fortalecer os conselhos municipais. Dar assistência a moradores de rua. Parcerias entre a assistência social e abrigos.

RD – A pandemia afetou todos os setores. Quais serão suas ações para minimizar os impactos?
Adair Ceron –
A busca de novas empresas. Projeto para reduzir o salário de todos os cargos comissionados. Usar 30% do salário do prefeito e vice para ajudar os mais necessitados. Desconto no pagamento do IPTU. Analisar a liberação da cobrança dos alvarás. Parceria com profissionais da saúde para assegurar atendimento na questão física e mental da população, em função do desemprego.

RD – Por que o Sr. quer ser prefeito de novo? Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Herval d´Oeste?
Adair Ceron –
Eu nunca fui prefeito. Quero ser prefeito porque tenho todas as condições necessárias de assumir este cargo, me preparei, tenho experiência no setor privado e público, moro em Herval d’Oeste há mais de 35 anos, criei minhas filhas, investi nesta cidade. Acredito no potencial de desenvolvimento e crescimento do município. Como secretário de Saúde e vice-prefeito conseguimos trazer para Herval d’Oeste mais de R$ 17 milhões que foram investidos no saneamento básico, UPA, mais de 12 mil metros de calçadas, saneamento básico, três postos de saúde, informatizamos todas as unidades, criamos inúmeros programas de prevenção à saúde, construímos um auditório para mais de 100 pessoas, entre tantas outras obras e acredito que posso contribui muito mais para Herval d’Oeste.

PERFIL

Foto Divulgação

CANDIDATO A PREFEITO
Adair José Ceron, 59 anos.
Partido: Podemos
Cidade natal: Tangará
Estado civil: casado com Adriana Vieceli Ceron
Filhos: Daniela Ceron (advogada). Leandra Ceron (oitava fase de medicina).
Breve currículo: Trabalhei 23 anos no setor privado como gerente e supervisor regional. Trabalho há mais de 15 anos como corretor de imóveis, consultor imobiliário e na construção civil. Formado em Técnico em contabilidade, corretor de imóveis. Bacharel em Direito com especialização em Direito Previdenciário, Direito eleitoral, Direito espacial, Direito Público.
Fui vice-prefeito de 2009 a 2012, secretário de saúde de 2009 a 2012, sendo considerado um dos 100 melhores secretários de saúde do Brasil. Como secretário conseguimos trazer a UPA, construímos três postos de saúde, Creche do bairro São Jorge. Mais de 12 mil metros de calçadas, R$ 8.237.000,00 para o saneamento básico e saímos de 17% e chegamos a 80%. Informatizamos todo o setor de saúde, renovamos toda frota de veículos. Participei das associações do Carnaval, Bairros, Igreja, Rotary Clube, Defesa civil, Apps. Faço parte do Tribunal do Júri de Herval d’Oeste.

Foto Divulgação

CANDIDATO A VICE-PREFEITO
José Rogério Luiz, 62 anos.
Partido: Partido Social Liberal (PSL)
Cidade natal: Herval d’Oeste
Estado civil: casado com Célia Barcela Luiz
Filhos: João Paulo Barcela Luiz e Helena Barcela Luiz
Breve currículo: Formado em Educação Física pelo Unoesc. Pós-graduação em Gestão Escolar pelo Udesc. Entre suas experiências profissionais atuou na loja A Barateira, Empresa Brasileira de Inseminação Artificial (Embraia), bombeiro militar de Santa Catarina, mergulhador (EMAUT), apicultor, professor, coordenador desportivo microrregional, diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos, árbitro da Federação Catarinense de Atletismo, consultor educacional da 7ª Coordenadoria Regional de Educação Joaçaba. Membro do Conselho Municipal do Idoso. Vereador em Herval d´Oeste (de 1996 a 2000), sendo o mais votado da sigla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *