Secretário fala sobre obra de ampliação do Aeroporto de Joaçaba

Fundado em 1949 e ativo desde então, o Aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba que já teve um grande fluxo diário de voos comerciais em décadas passadas, mas não opera voos comerciais há alguns anos. Porém, um projeto de reforma e ampliação da unidade, já andamento, deverá colocar o aeroporto novamente nas rotas comerciais.

Para esclarecer algumas dúvidas em relação à execução deste projeto, os vereadores convidaram o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joaçaba, Michel Carlesso Ávila para participar, de maneira virtual, da sessão da Câmara na noite desta terça-feira (5). Inicialmente, o secretário explicou que o projeto que será executado data do ano de  2017 e não de anos anteriores, quando iniciaram os trâmites para viabilizar a obra junto ao governo federal. “Desde o início das tratativas, por volta de 2013, muitas adaptações foram feitas em função do contingenciamento do valor previsto para a obra, que era de 70 milhões, passou para 26 milhões e o projeto atual prevê investimentos de 16 milhões”, disse ele. Os recursos serão destinados pelo governo federal, através de emendas parlamentares e a obra será executada pelo governo do Estado.

Ainda, segundo Ávila, todas as obras seguirão o previsto no projeto aprovado pela Secretaria de Aviação Civil. Com emendas já empenhadas e a ordem de serviço já entregue, a empesa vencedora da licitação já realizou análises topográficas e as obras, efetivamente, devem iniciar até o mês de julho deste ano. A pista deverá passar dos atuais 18 para 30 metros de largura. Estão previstas ainda obras de drenagem e modernização dos instrumentos à navegação. Desta forma, o aeroporto poderá operar com aeronaves de pequeno porte, com destinos, inicialmente, às capitais mais próximas.

“Esta conquista teve a participação fundamental do atual senador Jorginho Mello e deverá provocar um novo cenário para o desenvolvimento econômico de Joaçaba e da região” frisou o secretário ao ressaltar que notícias recentes de que as obras de pavimentação das vias próximas ao aeroporto, cujas obras estão em andamento, não serão afetadas pela ampliação do aeroporto.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos. O presidente Tuti e líder do governo, vereador André Dalsenter, enalteceram a seriedade da atual administração em dar andamento a todos os procedimentos necessários para que o projeto recebesse aprovação junto aos órgãos competentes e possa, em breve, se tornar realidade. Tuti também ressaltou a participação efetiva do senador Jorginho Mello nesta conquista.