Tapetes de esparto: tipos e tendências

Traga frescor e aconchego para a sua casa com os tapetes de esparto, um elemento tradicional típico da decoração mediterrânea.

Foto Divulgação

O tapete é um dos recursos que proporciona aconchego e ajuda a ambientar os espaços. A variedade de materiais que pode ser encontrada na sua elaboração é muito grande. No entanto, o esparto se destaca acima de todos eles. A seguir, mostraremos os melhores designs de tapetes de esparto: tipos e tendências.

Eles têm um encanto inigualável. O calor de seus tons e a rigidez de suas formas fazem deste tapete um recurso exótico adaptável a qualquer estilo decorativo. Essa dupla personalidade explica porque esse tipo de tapete combina tão bem com qualquer ambiente da casa.

Os tapetes de esparto são um dos complementos que mais ganharam popularidade nos últimos anos. Provavelmente, isso ocorreu por causa da facilidade para combiná-los com diferentes ambientes e estilos, sejam eles rústicos ou modernos. A versatilidade deste produto se deve ao equilíbrio perfeito entre artesanato e design.

Foto Divulgação

O QUE É O ESPARTO?

O trabalho com esparto se encaixa no artesanato tradicional de algumas áreas do Mediterrâneo, mais especificamente do sul da Espanha e do norte da África. E, embora esse material tenha conquistado o mundo do design de interiores, a sua origem ainda é um mistério para muitas pessoas.

Na verdade, são denominadas como esparto diversas espécies de plantas silvestres e também as próprias fibras obtidas a partir delas. Durante séculos, essas plantas têm sido muito cobiçadas, pois as fibras naturais obtidas a partir delas são de grande qualidade e resistência, de modo que elas podem ser utilizadas na produção de todos os tipos de produtos: cestaria, calçados e tapetes.

Atualmente, essa tradição ainda sobrevive graças ao trabalho de artesãos que continuam a trabalhar com o esparto para elaborar criações cada vez mais interessantes. Portanto, estamos falando de um recurso criado e desenvolvido manualmente.

Foto Divulgação

OS TAPETES DE ESPARTO, A CHAVE DO SUCESSO

O fato de os tapetes de esparto serem feitos à mão faz com que eles sejam um elemento único e irrepetível de grande valor. Eles possuem uma série de qualidades que os transforma em um produto muito demandado pela sociedade.

Essa revalorização dos tapetes vem ocorrendo há alguns anos, graças ao impulso de designers de interiores e artistas como Martín Azúa, que espalharam pelo mundo inteiro todos os benefícios desse material e, em particular, de seus tapetes.

Um dos seus benefícios mais notáveis ​​é a facilidade que esse material possui para isolar a temperatura. Mas, ao contrário de outros tapetes de materiais sintéticos, o esparto não transmite uma sensação de calor. Portanto, ele é perfeito para climas quentes e frios. Por outro lado, também devemos levar em consideração a sua grande rigidez e caráter ecológico.

No entanto, o tapete de esparto nos conquistou simplesmente pela beleza do seu tecido. É justamente a sua simplicidade que faz dele um recurso ideal para qualquer estilo, seja ele mediterrâneo, raw ou até mesmo minimalista.

Em qualquer um desses estilos, o tapete de esparto nos permite destacar uma área específica da casa, tornando-a o centro das atenções. Ele fica muito bem nos quartos, na entrada ou na sala de estar.

Foto Divulgação

COMO DECORAR COM TAPETES DE ESPARTO

Graças à sua grande versatilidade, o tapete de esparto é um recurso que pode ser combinado de diversas maneiras. Estas são apenas algumas delas.

Uma das tendências que mais está ganhando força é o uso do tapete de esparto como carpete.

O tapete pode cobrir a superfície do cômodo inteiro, como se fosse um segundo piso. Esta opção tem a seguinte vantagem: ajuda a combinar várias texturas se incluirmos tapetes de outros materiais sobre o esparto.

Os tapetes com formato redondo são o complemento perfeito para os amantes do estilo boho chic. A essência artesanal desses tapetes combina perfeitamente com a aparência vintage e casual deste estilo.

Outra utilidade que está ganhando grande popularidade é o uso desses tapetes como cabeceira da cama. A qualidade criativa que o esparto oferece é o aspecto mais notável; isso faz com que essas peças se tornem verdadeiras obras de arte. Além disso, elas atrairão todos os olhares.

Fonte Viva Decora/R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *