Paulo Guedes promete ajudar governadores

Foto: Peterson Paul

O governador Carlos Moisés da Silva participou, nesta terça-feira (11), em Brasília, do 8º Fórum dos Governadores com o desejo comum aos 22 chefes do executivo presentes: defender a inclusão do ICMS nas propostas da reforma tributária e do pacto federativo.

Convocado por 22 governadores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acabou indo ao encontro e prometeu descentralizar recursos para fortalecer estados e municípios. Guedes afirmou que nem a União, nem os estados podem abrir mão de receita neste momento e amenizou as declarações do presidente Jair Bolsonaro que, na semana passada, desafiou os chefes do executivo dos estados a zeraram o ICMS sobre os combustíveis.

A secretária-adjunta da Fazenda estadual, Michele Roncalio, que acompanhou o governador a Brasília, disse que o pedido de inclusão do ICMS na reforma tributária também será reforçado nesta quarta-feira (12), na reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) com o ministro. A União detém 68% de toda a tributação de impostos do país e os estados e municípios dividem o resto.

Guedes afirmou que o governo Federal pretende, em dez anos, descentralizar R$ 450 bilhões em recursos para os entes federados. Foi o primeiro Fórum do ano que também tratou sobre segurança pública e da renovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Fonte: Coluna Pelo Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *