Alimentos que fazem bem ao fígado: confira

Foto: Shutterstock/TudoGostoso

Saiba mais sobre alimentos que fazem bem ao fígado e não deixe de incluí-los na sua alimentação para manter a saúde do órgão

O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e ajuda a regular todo o trabalho do sistema digestivo: ele produz a bile, líquido que dissolve gorduras, e promove a limpeza do organismo através da produção de enzimas desintoxicantes. Por isso, ele deve ser bem cuidado: precisamos consumir alimentos que o ajudam a trabalhar melhor. Por isso, selecionamos oito alimentos que fazem bem ao fígado: saiba mais sobre eles.

CENOURA

A cenoura é rica em uma proteína chamada glutationa, que tem alto poder desintoxicante e anti-inflamatório no fígado. Além disso, é rica em substâncias flavonoides e betacaroteno, que colaboram para o bom funcionamento desse órgão e previnem infecções e doenças hepáticas.

FOLHAS VERDES

Vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, agrião, rúcula e outros são ricos em clorofila, que aumenta a produção de bile e neutralizam metais pesados e composições químicas que podem ser prejudiciais ao fígado. Além disso, possuem diversas propriedades antioxidantes que previnem doenças e inflamações.

BETERRABA

Assim como a cenoura, a beterraba é rica em flavonoides, betacaroteno, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do fígado. Além disso, é rica em betalaína, uma substância que garante a coloração avermelhada do órgão e promove sua regeneração celular.

ALHO

O alho alicina e selênio, que auxiliam na limpeza do fígado, de maneira que promovem a produção de compostos que impulsionam o órgão a se livrar de toxinas e substâncias prejudiciais.

CHÁ-VERDE

O chá-verde é ideal para quem está em uma dieta para perder peso, sendo muito conhecido por seu poder desintoxicante. Esse poderoso composto de ervas possui catequinas, substâncias que aceleram a atividade do fígado e impulsionam a produção de enzimas que fazem a limpeza do organismo.

LIMÃO

O limão é rico em vitamina C, o que auxilia na produção de glutationa, a proteína que ajuda o organismo a promover a desintoxicação. Além disso, o limão ajuda todo o sistema digestivo a funcionar melhor e sua ação no fígado é na produção de enzimas desintoxicantes, facilitando a eliminação de impurezas.

MAÇÃ

A maçã é rica em fibras, que estimulam o trato digestivo a funcionar melhor, beneficiando assim todo o sistema digestório. Rica em antioxidantes – em especial a florizina – ela protege o fígado contra ação dos radicais livres e impulsiona o fígado a se livrar de toxinas, excesso de gordura e ajuda a regularizar os níveis de colesterol.

ÁGUA

A água é uma substância vital para o funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo e com o fígado não seria diferente. Através dela, o corpo é capaz de realizar diversas funções químicas e eliminar impurezas. Dessa forma, o fígado é um órgão que precisa de água para realizar suas funções básicas, como a produção da bile e a eliminação de toxinas. Por isso, esteja sempre com uma garrafinha por perto e beba bastante água.

Fonte Tudo Gostoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *