Hoje é Dia do Macarrão

Consumir macarrão é um hábito comum em muitos lugares do mundo, afinal não se trata apenas de um item saboroso, mas principalmente de um alimento rico em carboidratos, importante fonte de energia. Ou seja, quando acompanhado por ingredientes como vegetais, peixe ou carnes, por exemplo, é uma refeição completa.

Com tantos diferenciais, preço acessível e versatilidade de preparos, o alimento ganhou uma data só para ele. Em 25 de outubro é comemorado, mundialmente, o Dia do Macarrão. Pratos feitos com esse tipo de massa podem ser servidos quentes, como em sopas, ou frios, compondo saladas e até sobremesas, por exemplo.

Esta data é lembrada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. A data, 25 de outubro, foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1 milhão de toneladas (dados de 2001), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 5,6 kg por pessoa, a cada ano.

A Associação Brasileira de Indústrias de Massa Alimentícia (Abima) promove, em São Paulo, desde 1998, o MGF (Macarrão Gourmet Fashion), que reúne chefs de cozinha de vários Estados, para marcar a entrega simbólica de doações das indústrias.

ORIGEM
Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso. Mas ninguém sabe ao certo a origem do macarrão. Muitos povos afirmam serem os inventores desta deliciosa massa, mas a verdade é que seu surgimento é um grande mistério.

Tão logo o homem se deu conta que podia moer certos tipos de cereais e que ao misturá-los com água podia obter uma massa que podia ser cozida ou assada, surgiu então o macarrão. Um dos pratos mais populares de todo o mundo moderno já fazia sucesso na antiguidade. Prova disso é a existência de relatos em textos antigos, até de assírios e babilônios, sobre a existência de uma pasta cozida à base de cereais e água, cuja data remonta a 2.500 a.C. Há registros de macarrão feitos na China há 5 mil anos.

Apesar das confusões, uma coisa é certa: a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Tanto é, que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos. Nesta época os italianos incorporaram ao macarrão um ingrediente nobre: a farinha de grano duro, que permite o cozimento correto.

BRASIL
No Brasil, a introdução da massa coube aos imigrantes italianos da região Sul do país. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de massa, tendo sempre como mão de obra, a família italiana. Sendo uma produção rudimentar, e baixo volume e bem caseira, até começar a surgir as primeiras indústrias de fabricação de massas FAÇA EM CASA

……………………………………………………….

Parafuso ao Molho de Carne
(Receita fornecida pela Estrela Alimentos – Serve 6 porções – Tempo de preparo: 45 minutos)

Ingredientes:
– 1 embalagem de Parafuso Estrela (500 g)
– 5 colheres (sopa) de azeite
– 3 dentes de alho picados
– 1 cebola picada
– 500 g de miolo de alcatra em tirinhas
– 12 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
– 100 g de ervilhas frescas
– 100 g de champignon picados (opcional)
– 1 maço de rúcula ou outra verdura (opcional)
– Sal e manjericão a gosto

Modo de Preparo:
– Comece preparando o molho de carne:
em uma frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o miolo de alcatra e refogue até fritar a carne. Acrescente os tomates, as ervilhas, o champignon (opcional), mexa delicadamente e deixe refogar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, salpique folinhas de manjericão e reserve.

– Faça a massa: em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 6 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

– Finalização: Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de carne e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

– Opcional: Acomode por cima as folhas de rúcula ou outra verdura.

– Sirva a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *