Artigo – Os Surdos e o mercado de trabalho, por Luiz Fernando Conrado

Foto Arquivo Pessoal

Luiz Fernando Conrado, surdo, graduado em Pedagogia e Letras/Libras pela UFSC

Joaçaba se destaca pelo polo comercial e industrial da região da AMMOC, com um diversificado mercado de trabalho sendo que em alguns emprega Surdos da comunidade surda de Joaçaba.

O acesso do Surdo ao mercado de trabalho acontece muitas vezes através das vagas para PCD´s, sendo um processo normal de seleção para o mercado de trabalho, onde as grandes empresas precisam disponibilizar 5% das vagas para PCD´s.

Atualmente há surdos empregados no setor mercadista, área educacional pela Secretaria Estadual de Educação e distribuidora de peças.

O acesso ao mercado de trabalho já é uma barreira superada pela maioria da comunidade surda de Joaçaba, o que falta é a acessibilidade na comunicação, já que os surdos fazem uso da Língua de sinais brasileira – Libras, e muitas empresas não possuem profissional habilitado para intermediar a comunicação interna limitando assim a total participação dentro da empresa, como por exemplo em reuniões, capacitações, etc.

Outro ponto importante a se destacar é o comércio local que não possui acessibilidade para o atendimento aos Surdos, dificultando assim ao básico e ao essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *