Artigo – Joaçaba, terra de oportunidades, por Pastor Márlon Antunes 

Na foto o Pastor Márlon está com a esposa Susana e os filhos Laura e Joaquim – Foto Arquivo Pessoal

Pastor Márlon Hüther Antunes, Comunidade e Colégio Luterano Santíssima Trindade

Não existe melhor professor e melhor conselheiro do que o tempo. O tempo nos faz olhar para o passado, para aquilo que deu certo, para situações que necessitam correção, para aquilo que é necessário ser esquecido. Ao mesmo tempo nos dá oportunidade de crescemos, e nesta reavaliação vem a maturidade de seguir com o que deu certo e evitar aquilo que lamentamos ao olharmos para trás.

O passado não pode ser mudado, não é possível trocá-lo, pois ele não aceita devolução. Por isso que o passado é tão importante em nossas vidas e no avaliar uma história.

Ao olharmos para nossa querida Joaçaba, que coleciona histórias, fatos e situações dos mais diversos sentimentos, em mais de um século de história, não temos desculpas para justificar erros já ocorridos, sejam aqueles que vivemos, sejam aqueles narrados por outras gerações. Portanto, vivemos um tempo de oportunidades! Em nossa cidade há muitas portas que se abrem, há muito a se fazer para que sigamos orgulhosos por todos os resultados até aqui já conquistados.

Neste sentido, tempo é mais que cronômetro. É oportunidade. Numa cidade onde o cristianismo desde os primórdios fez a diferença nas áreas de educação e saúde especialmente, além de formação de comunidades cristãs, e estas certamente contribuíram para os resultados positivos e para a salvação de muitas pessoas, a recomendação do apóstolo Paulo continua viva e atual: “Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.  Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16, 17).

O que o Deus que tem nos abençoado até aqui deseja de nós? Primeiro, que olhemos para o passado e onde erramos e fizemos aquilo que lhe desagrada e colhemos inevitáveis frutos amargos, possamos verdadeiramente nos arrepender, e assim evitar erros já vividos. Assim, podemos lembrar que Ele nos concede, através de Jesus Cristo, o presente, o presente do perdão e a oportunidade de fazermos mais e melhor; afinal, uma cidade se faz com cidadãos conscientes, onde Deus concede o tempo e como bom professor e conselheiro, traz as bênçãos no tempo certo. Sendo assim, cada um de nós é responsável direta ou indiretamente, por fazer da nossa querida Joaçaba, cidade boa para se viver, e continuar oferecendo oportunidade para todos!

Não adiante mudar de cidade para ter boas oportunidades, se não aprendemos a aproveitá-las ou vivemos sem juízo, os erros e os resultados só vão se repetir em qualquer lugar.

Louvemos ao Senhor que abençoou (as pessoas) nossa cidade e nosso município, apesar dos erros e fez de nós referência e bênção para a região meio oeste catarinense. Sigamos crescendo e fazendo o melhor para nós e para os outros que virão, fazendo de Joaçaba terra de oportunidades!

Joaçaba 102 anos, feliz oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *