Artigo – Aproveitando as oportunidades na adolescência por Thiago dos Santos

Foto Arquivo Pessoal

Thiago Silva dos Santos, representante dos Adolescentes de Santa Catarina

Olá Leitor, me chamo Thiago Silva dos Santos, tenho 19 anos e trago aqui uma carta para os adolescentes e jovens.

Quando tinha 15 anos, vim morar em Santa Catarina, com meus tios Tania e Ricardo Nodari, foi a primeira vez em que mudei de casa e cidade na vida. Chegar em Herval e Joaçaba sem conhecer ninguém, nenhum lugar, sem saber aonde encontrava as oportunidades, me pareceu uma fase muito difícil. Os dias foram passando, e comecei a conquistar novas amizades e a me familiarizar com as cidades. Sou um jovem muito determinado e com muito foco de vencer no dia-a-dia, então eu sempre tive a ambição de procurar as oportunidades. Foi aí em que conheci o Teatro Alfredo Sigwalt, foi no teatro que vi um ciclo de oportunidades começando em minha vida.

A partir de uma indicação das secretárias do Teatro, comecei a representar os adolescentes do município de Joaçaba em Conferências sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes no meio oeste de Santa Catarina, após vários encontros, com diferentes representações municipais, fui eleito representante dos Adolescentes do Estado de Santa Catarina. E assim eu comecei a viajar para vários estados brasileiros representando nosso querido estado.

Contei um pouco sobre minha história com Joaçaba e Santa Catarina, porque eu tenho muito orgulho em dizer que Moro em Herval d´Oeste e Santa Catarina, e que ambas cidades têm muitas oportunidades a oferecer para nossas crianças, adolescentes e jovens. Pois foi aqui em que toda minha história de comunicador começou. Vale lembrar que para encontrar as oportunidades, é preciso que os interessados as procurem. E que os verdadeiros merecedores irão se dar bem. Escrevo merecedor no sentido de que o indivíduo, se esforce e lute pelo que ele quer. Entendo perfeitamente que a fase de adolescente não é nada fácil, ter que lidar com o mundo, conhecimento, atividades escolares, amizades, família e muitos outros que atormentam a nossa mente, realmente não é nada fácil. Mas eu acredito muito num foco, na vontade e na determinação do que quero fazer e ser, com quem quero andar e de que forma eu irei agir. Tudo que aparece na vida da gente, é oportunidade. Eu tenho a oportunidade de ser uma pessoa boa da mesma forma que tenho a oportunidade de ser ruim.

Para finalizar, gostaria mesmo que os adolescentes e jovens, colocassem determinação, foco, vontade em seus sonhos e que corressem atrás deles. Muitas vezes aquela oportunidade que deixamos passar, seria a que ia nos tornar vitorioso. Por isso, lute com garra, crie planos, metas, seja ambicioso pela vitória, mesmo quando perder, comemore como se fosse uma conquista. Nunca pare de sonhar e utilize seus poderes sempre para o bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *