Artigo – Joaçaba: fé, trabalho e honradez, por Leandro Sartori

Foto Arquivo Pessoal

Leandro Sartori, advogado e servidor público municipal

Uma das primeiras imagens vistas por todos aqueles que chegam em Joaçaba é a da belíssima estátua de Frei Bruno imperando do alto de uma das montanhas da cidade. É uma obra pomposa, bem construída e estrategicamente localizada.

A estátua foi construída para homenagear o frei franciscano Humberto Linden Jr., nascido na Alemanha em 8 de setembro de 1876 e que desde 1894 passou a residir no Brasil. A vida extremamente religiosa de Frei Bruno foi testemunhada em diversas cidades, inclusive em Joaçaba, onde também residiu e veio a falecer no dia 25 de fevereiro de 1960.

Contudo, a estátua pode representar muito mais do que uma simples homenagem ao inesquecível frei, ela também pode exemplificar muito bem um estado de espírito que sempre norteou aqueles que viveram em Joaçaba: um espírito de fé, trabalho e honradez.

Desde sua fundação, em 25 de agosto de 1917, Joaçaba pareceu predestinada ao desenvolvimento. Não ao desenvolvimento simplista relacionado à quantidade de moradores, mas sim àquele relacionado à realidade social, política e econômica local. E é justamente essa realidade que permite dizer, com segurança, que Joaçaba é hoje uma cidade desenvolvida.

Além dos dados sugerirem que Joaçaba figura entre os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil (8º lugar) e de Santa Catarina (3º lugar), basta uma conversa com aqueles que visitam a cidade para perceber o misto de surpresa e agradabilidade. É comum aos visitantes não acreditarem que uma pequena cidade no interior de Santa Catarina tenha o que tem.

Vários e vários outros argumentos poderiam ser listados com referências à cultura e à história do município, mas já é o bastante ter em mente que tudo isso só foi possível, como já dito, graças ao espírito de fé, trabalho e honradez dos seus moradores. Isso é suficiente para suscitar o sentimento de gratidão e de responsabilidade para com a realidade local.

A estátua continua em pé e imperando sobre a cidade como uma justa homenagem ao seu maior morador: Frei Bruno. Que nesses 102 anos de anos de município, ao olhar para ele no alto da montanha, tenha-se a certeza de que Joaçaba continuará a prosperar se manter aquilo que sempre a sustentou: fé, trabalho e honradez.

Parabéns à cidade, parabéns aos moradores e que sejam bem-vindos todos aqueles que carregam consigo o mesmo espírito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *