Vereador pede reativação da ginástica “Zumba” nos bairros de Herval d´Oeste

Foto Imagem Ilustrativa

Herval d’ Oeste – Aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (5), a Indicação nº 041/2019, de autoria do vereador Sérgio Moacir do Nascimento, Serginho, (PP), que solicita ao Poder Executivo Municipal a reativação da Ginástica “Zumba” em todos os bairros do município.  “Antes era realizada esta atividade que os moradores denominavam ginástica nos bairros, mas deixou de ser feita, então solicito que junto ao departamento de esporte e cultura seja reativado este trabalho tão importante para a saúde das pessoas, pois o exercício físico inibe problemas de saúde e sabemos que o município possui excelentes profissionais para comandar esta atividade”.

Serginho, que também é educador físico destaca que a aula de zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e tonificar os músculos, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades. “Durante uma hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, e quando aliada a uma dieta balanceada favorece uma rápida perda de peso”.

O vereador destaca que como o zumba tem um ritmo intenso, o ideal é começar aos poucos e parar a aula em caso de presença de dores musculares ou falta de ar intensa, sendo também importante fazer intervalos de um dia de descanso entre os treinos, pois é durante este período que o músculo cresce e se tonifica.

BENEFÍCIOS DO ZUMBA

O zumba é um exercício completo que trabalha o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, e trazendo os seguintes benefícios para a saúde: Acelera o metabolismo e emagrece, pois, trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura; combate a retenção de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea; fortalece o coração, porque o ritmo acelerado aumenta a resistência deste órgão; alivia o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo.

Serginho destaca outros benefícios. “ O Zumba também melhora a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos; melhorar o equilíbrio, devido aos movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constantes e aumenta a flexibilidade, pois também inclui exercícios de alongar os músculos. Assim, essa atividade é aconselhada principalmente para tonificar os músculos e perder peso, sendo importante lembrar que não substitui a musculação para pessoas que desejam aumentar a força e a massa muscular”.

O vereador faz uma comparação entre o Zumba e outros exercícios. “A tabela a seguir compara os benefícios e locais do corpo que são trabalhados no Zumba e em outras atividades físicas, os principais benefícios e gastos calórico por hora: Zumba ( fortalece todo o corpo e aumenta a saúde cardíaca/ 800 kcal), Hidroginástica (Fortalece músculos e previne lesões/360 kcal), Natação (aumento da flexibilidade e melhoria da respiração/500 kcal), Musculação (fortalecimento e crescimento dos músculos/ 300 kcal), Corrida (fortalece pernas e melhora a saúde do coração e dos pulmões/ 800 a 900 kcal), e Vôlei (Melhora o equilíbrio e a concentração/350 kcal/hora). “É importante lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física o ideal é consultar um educador físico para fazer uma avaliação corporal e receber orientações sobre a forma correta de praticar os exercícios”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *