Segunda é Dia Nacional da Lasanha


Prato é a massa mais saboreada no Brasil. É uma receita conhecida a partir da culinária italiana. Os romanos já comiam um preparado parecido, mas o formato atual foi criado na Inglaterra, durante o reinado de Ricardo II, no século 14

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

A lasanha é considerada um prato tipicamente italiano. Teria surgido no Império Romano. Mas naquela época, a receita não era feita em camadas, a massa era mais grossa e o molho cobria tudo. A primeira versão e também a segunda, feita no Reino Unido, não levava tomate, que só chegou à Europa no século 16, levado pelos descobridores espanhóis. O que conhecemos hoje como lasanha, montada em camadas num prato específico, quadrado, pasme, foi inventado na Inglaterra.

Diz a história mais antiga registrada em livro, sobre a lasanha, que o prato de massa mais consumido por aqui e um dos mais admirados no mundo, de acordo com pesquisas internacionais, surgiu na mesa do Rei Ricardo II, nos anos 1.300 d.C, século 14. A receita chamava-se “loseyns” (lê-se lasan) e está descrita no primeiro livro de receitas da Inglaterra, “The Forme of Cury”, editado na mesma  época.

Porém, a palavra lasanha provém da grega “lasanon” que significa pote de quatro. O termo foi depois emprestado pelos romanos como “lasanum” para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha. O Brasil tem até uma data específica para comemorar o prato, dia 29 julho, a próxima segunda-feira, considerado o Dia Nacional da Lasanha.

Feita em sua forma tradicional, a lasanha é massa com molho e muito recheio. Internacionalmente conhecida e de gosto popular, esta receita é tida como a de maior consumo entre as massas, pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Globescan. O estudo foi encomendado pela ONG Oxfam, que combate a pobreza em todo o Planeta. Mais de 16 mil pessoas, em 17 países, incluindo o Brasil, foram ouvidas nesta consulta.

No Brasil, entre as massas, a lasanha ficou em primeiro lugar na preferência dos entrevistados, deixando em segundo pratos feitos com arroz, risotos e as massas em geral, na terceira colocação. No resto do mundo, a segunda colocação é da carne.

Em mais da metade dos países pesquisados, as pizzas e massas aparecem como um dos três pratos favoritos. Os mexicanos elegeram em segundo lugar a culinária chinesa. Os japoneses sushi e sashimi estão entre os dez pratos predileitos na Rússia, Brasil, México, Estados Unidos e África do Sul. Somente os australianos votaram em um doce (chocolate) como alimento favorito.

………………………………………………………………………………………………………………..

CONFIRA O RANKING

Maiores produtores de massas

  1. Itália
  2. Estados Unidos
  3. Brasil
  4. Rússia
  5. Turquia

Maiores consumidores de macarrão

  1. Itália
  2. Venezuela
  3. Tunísia
  4. Grécia
  5. Suíça

Fonte: Organização Internacional das Massas

………………………………………………………………………………………………………………..

FAÇA EM CASA

Lasanha Romeu e Julieta com queijo e goiabada
(Receita do Chef Dudu Camargo, do restaurante Fratello Uno, de Brasília)

Ingredientes:
– 120g de queijo coalho
– 130g de goiabada
– 100g de requeijão cremoso

Modo de Preparo:
– Em uma travessa redonda e pequena, toda uma superfície com fatias de goiabada. Em seguida, faça uma camada com requeijão cremoso. A camada é feita com as fatias de queijo coalho.
– Repita o processo uma vez.
– Para finalizar, faça mais uma camada com goiabada e termine decorando com o requeijão cremoso.
– Gratine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *