CASA E DECOR: Dicas para decorar imóvel alugado

   Não porque você não é o proprietário que o imóvel não possa ficar com a sua cara, lindo e aconchegante. Foi-se o tempo em que alugar uma casa ou apartamento seria necessariamente algo passageiro na vida de alguém. Com o aumento dos preços dos imóveis, principalmente nas grandes cidades, e o desejo de não se fixar permanentemente em um único lugar, as novas gerações estão encarando o aluguel como um estilo de vida. Por isso, a decoração precisa acompanhar esse movimento e deixar de ter cara de provisória para quem escolhe viver em apartamentos alugados. O que ela deve ser é aconchegante e fácil de transportar. Confira as dicas!

DESIGN
Vale a pena investir em design brasileiro, que vai ser valorizado ao longo dos anos. Se você se interessa por esse assunto, pesquise a história do design e o que está sendo produzido atualmente e certamente encontrará algo que tenha a ver com o seu estilo. Além de você criar um acervo de peças que poderá ir para onde você se mudar, sua decoração vai ter ainda mais personalidade e será sempre atual.

OBJETOS
Pense em formas criativas de usar objetos que fazem parte da sua vida. Aí valem coisas que você comprou durante viagens, alguma lembrança da infância, um presente de algum amigo querido e suas coleções. Se você gosta de comprar livros, por que não exibí-los em uma arrumação bacana na estante ou algum outro móvel?

MÓVEIS PADRÃO
O maior investimento certamente será em peças maiores, como sofá, cama e rack, por exemplo. Por isso, pense no tamanho dos móveis – nem grande demais, nem pequeno demais. Se você comprá-los em um tamanho padrão, a probabilidade de você conseguir usá-los em um outro apartamento será maior.

TAPETES
Se você amou a planta do apartamento, mas o piso não está em boas condições ou não tem uma aparência da qual você goste muito, uma sugestão é usar e abusar dos tapetes. Hoje em dia há muitas opções de cores e estilos disponíveis nas lojas, por isso, essa é uma boa oportunidade para usar a criatividade e fazer combinações divertidas.

QUADROS
Vale tudo nas paredes. Só não vale deixar espaço em branco. É possível decorar com quadros, pôsteres, elementos da família, neon, fotos, obras de arte, azulejos ou o que você quiser. A ideia aqui é contar um pouco de sua história pessoal através de objetos e preencher os espaços vazios

ILUMINAÇÃO
Ter uma iluminação aconchegante e, ao mesmo tempo, eficiente faz uma diferença e tanto na rotina da casa. Mas, para não precisar passar por um quebra-quebra para inserir novos pontos de energia, a dica é investir em trilhos que ficam aparentes. Normalmente existem poucos pontos nos apartamentos e com a instalaçãos dos trilhos, é possível colocar vários spots e direcioná-los para a área que você quer iluminar.

CENOGRAFIA
Além dos trilhos, abajures e luminárias (de mesa, piso ou parede) podem render belas cenas no seu apartamento alugado. Escolha peças com um design bonito e coloque a criatividade para jogo. Você pode instalar um abajur na parede, por exemplo, e ele vira uma arandela. Eu gosto de usar vários tipos para criar cenas dramáticas no ambiente.

PAREDES COLORIDAS
Você vai ter que pintar o apartamento de qualquer jeito antes de entregá-lo ao proprietário ao fim do contrato. Então, por que viver cercado de paredes brancas? Ideias não faltam para brincar com as cores. Você pode pintar até a metade, fazer um degradê ou desenhos geométricos. Outra dica é contratar algum jovem artista para fazer um desenho exclusivo para você.

PLANTAS
Ter plantas em casa é um jeito de deixar os ambientes com mais vida e trazer sensação de bem-estar. As urban jungles estão em alta no décor, mas se você não quiser viver envolto no verde, espalhe algumas espécies em vasos, na estante ou em hangers pendurados no teto. As plantas renovam e purificam o ar dentro de casa. Escolha as de fácil cuidado, como suculentas, jiboias ou cactos.

HOME OFFICE
Se você trabalha em casa, mas não tem um cômodo disponível para montar seu home office, pense em deixar um espaço da sala reservado para isso. Mas, é importante que o ambiente não fique com cara de provisório e tenha os elementos necessários para o seu conforto. Por isso, vale pensar na funcionalidade de cada ambiente quando você for planejar a decoração do seu apartamento alugado. Se não tiver sala de jantar, deixe a cozinha aconchegante para receber os amigos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *