Armazenar os alimentos do jeito certo faz toda a diferença

Evite que os produtos estraguem antes mesmo de serem consumidos e ainda confira uma receita econômica da marca Estrela

Entender como organizar a sua cozinha é a maneira mais indicada para evitar o desperdício de alimentos que sequer foram consumidos e acabaram estragando antes da data de validade.

Isso pode acontecer quando os alimentos são armazenados em ambientes diferentes dos que foram recomendados. É muito importante ler as dicas nas embalagens dos produtos adquiridos, assim, fica mais fácil preservá-los por mais tempo.

Por exemplo, existem diversos produtos que devem ser mantidos em temperatura ambiente e a Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, vai ser ensinar o que deve ser feito nessas ocasiões.

Despensas e armários são frescos o suficiente para armazenar alimentos secos, enlatados ou curados. Inclusive, quando colocados em recipientes hermeticamente fechados podem durar até um ano.

Para evitar que a temperatura seja afetada, não guarde estes tipos de produtos perto de eletrodomésticos que emitam calor e evite, também, deixá-los perto da geladeira, debaixo da pia ou acima do fogão.

Outra dica é não utilizar potes de vidro em ambientes abertos, pois eles deixam que a luz entre, podendo estragar o produto. Mas, no caso de sobras que serão refrigeradas, os potes de vidro são a melhor opção para não deixar que o alimento seja exposto a qualquer tipo de bactéria.

É muito simples e seguindo todos esses passos¹, você não corre o risco de perder alimentos que poderiam durar por muito tempo por um erro de armazenamento.

FAÇA EM CASA

Espaguete ao Pesto de Manjericão com Legumes Sauté
(serve 6 porções -tempo de preparo: 30 minutos)

Ingredientes:
– 1 embalagem de Espaguete Estrela
– Legumes Sauté
– 6 colheres (sopa) de azeite
– 3 cenouras médias em tirinhas finas
– 3 abobrinhas em tirinhas finas
– sal e pimenta do reino a gosto

Pesto de Manjericão
– 1 maço pequeno de manjericão (ou rúcula)
2 dentes de alho, picados
½ xícara (chá) de azeite
Sal

Para Finalizar (opcional)
castanhas-de-caju ou do pará, picadas
– queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
 Comece preparando os legumes sauté. Em uma frigideira de fundo largo, aqueça o azeite, refogue a cenoura e a abobrinha em fogo alto, mexendo sempre para não murchar. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve.  Prepare o pesto. Leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até formar uma pasta.  Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 10 a 12 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de manjericão e envolva bem com a ajuda de 2 garfos grandes. Junte os legumes sauté e mexa delicadamente. Espalhe por cima a castanha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Fonte: Estrela – M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos (Dicas para Cozinhar Bem. MCGEE, Harold. Zahar, 2010, pg 34.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *