Vereador Ronaldo propõe campanha sobre coleta seletiva de lixo

Foto Divulgação

Herval d’ Oeste – De autoria do vereador Ronaldo da Rosa (PSDB) e aprovado, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (10), a Indicação nº 029/2019, que solicita o encaminhamento de ofício ao Executivo para que o município promova junto à comunidade uma forte campanha de informações e conscientização sobre a coleta seletiva do lixo. “Sabemos da importância da coleta seletiva de lixo nos dias de hoje, pois por meio da separação do lixo em nossas casas poderemos melhorar muito a qualidade e a quantidade de lixo reciclado, pois como se tem conhecimento existe em nosso município várias pessoas que separam o lixo orgânico do reciclável”.

O vereador lembra que o lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto. “Dentro desse quadro, a coleta seletiva de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema. O interesse pelo meio ambiente e pelos problemas relacionados com os resíduos sólidos tem resultado em questionamentos por parte de diversos segmentos da população, sobre a situação de seus municípios e as metas de seus governantes, criando um cenário favorável à busca de soluções não usuais. ”

Diante do quadro nacional de escassez de recursos financeiros e do grande déficit no setor de planejamento, os problemas se avolumam, sobretudo no campo do saneamento e da saúde pública, ficando os resíduos sólidos relegados a um plano de importância secundária. No que concerne ao tratamento dos resíduos, as instalações convencionais requerem grandes investimentos e altos custos de operação, quase sempre inacessíveis à maioria dos municípios. Atualmente a participação da comunidade na busca de soluções para problemas como esses é um dado positivo, e a coleta seletiva configura-se como alternativa que merece estudo minucioso. A responsabilidade pela destinação final do lixo é da prefeitura. “Observa-se, hoje, que há possibilidade de estruturar em nosso município a coleta seletiva, preconizando dias da coleta de material reciclável em dias diferentes da coleta orgânica ou resíduos tóxicos. Trabalho este que pode agregar valor aos nossos empresários do ramo de reciclagem, trabalhando nas escolas, e em diversas entidades de classe que constituem verdadeiros núcleos de divulgação e realimentação de ideias voltadas ao não desperdício dos recursos naturais e, portanto, à reutilização dos materiais recicláveis, forçando assim à adoção de medidas adequadas sob o ponto de vista ambiental. Vale lembrar que o pequeno esforço de cada um de nós pode ser a diferença no mundo que deixaremos para nossos filhos, por isso indico ao Poder Executivo Municipal que institua junto às secretarias municipais pertinentes, uma forte campanha de divulgação para a “Coleta Seletiva de Lixo” no município, para implantar definitivamente este programa em Herval d’Oeste”.

COLETA SELETIVA EM HERVAL D´OESTE
Sempre a partir das 5 horas
Terças e Sextas: nos bairros São Jorge, Jardim José Rupp, Nossa Senhora de Fátima,
Vila Rica, São Vicente e Nossa Senhora Aparecida.
Segundas, Quartas, Quintas e Sábados: no Centro
Quartas e Sábados: nos bairros Santo Antônio, Vila Militar, Estação Luzerna: Loteamento Morada do Sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *