Hoje é dia de comer sanduba!


Nesta sexta-feira comemora-se o Dia Internacional do Sanduíche com Queijo. Mas a data está aberta a todo o tipo de receita, já que a referência é a mesma, um lorde inglês que ficou famoso por comer pão recheado com vários tipos de iguarias

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

São duas fatias de pão envolvendo variados tipos de alimentos e ingredientes como carnes, queijos, enchidos, legumes, molhos, etc. Essa é a receita original de um bom sanduíche. Este “petisco” ganhou o nome em homenagem a um nobre inglês, John Montagu, o 4º Conde de Sandwich. Foi ele quem inventou a iguaria mais saboreada do mundo nos tempos atuais.

Mas antes de Cristo, nos antigos rituais da páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se massa misturada com alguma coisa. O próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama e o nome do sanduíche como conhecemos hoje surgiram em 1762, por meio de receitas do inglês John Montagu, na Inglaterra.

Conforme o historiador Edward Gibbon, o conde comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de uíste, jogo de cartas popular entre os britânicos. Reza a lenda que a invenção de Sandwich surgiu em Aachen, na Alemanha, onde ele estava como parte da comitiva que participava nas negociações de paz em representação da Imperatriz Maria Teresa.

Um dos parceiros de carteado do conde, James Cook, deu o nome de Sandwich a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778. Hoje, tais ilhas são chamadas de Havaí. Também existem, no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul, as desabitadas ilhas Sanduíches do Sul.

No Brasil, o sanduíche mais conhecido é o Mixto Quente, feito com queijo e presunto. E nesta sexta-feira, se comemora o Dia Internacional do Sanduíche com Queijo, a bas e do mixto. Por causa disso, a Tirolez, umas das mais tradicionais marcas de laticínios do País, dá dicas de alguns tipos para escolher e incrementar o seu lanche (veja quadro).

O sanduíche pode ter muitas denominações diferentes, dependendo das variantes de ingredientes utilizados e até dos diferentes lugares onde é consumido. Pode-se chamar de sanduíche, sandocha, emparedado, sánguche, sangüiche, bolo, lanche, pepito e muitas outras designações. E não podemos esquecer também que as baguetes, os hambúrgueres ou os famosos cachorros-quentes, que  são do mesmo modo incluídos e considerados variantes do sanduíche original.

RECORDE
Em outubro de 2014, uma lanchonete de Barretos estabeleceu um novo recorde em relação ao maior sanduíche do Brasil, quando produziu um de 55 quilogramas (33 quilogramas a mais que o antigo recorde). O evento foi certificado pela RankBrasil e divulgado, ao vivo, num programa dominical do SBT.

MELHORES QUEIJOS PARA SEU SANDUBA

Gouda: um pouco parecido com o prato, esse queijo do sul da Holanda tem um sabor mais adocicado. Por isso, o ideal é você utilizá-lo juntamente com outros tipos de queijos para criar um sabor único e incomparável. Utilize o Minas Padrão para um combinação surpreendente.

Prato: muito saboroso, possui textura macia, é fatiado facilmente e mantém seu formato quando aquecido na temperatura certa. Aposte em bons pães, como os artesanais para obter uma harmoniosa combinação.

Coalho: as suas características permitem o aquecimento sem derreter, por isso ele pode ser assado, grelhado ou tostado sem perder as características, como seu sabor levemente salgado. Adicione um pouco de mel ou melaço para realçar o sabor.

Gorgonzola: de origem italiana, esse tipo de queijo é muito cremoso, fácil de derreter e perfeito para dar um sabor mais picante e intenso ao seu lanche. Crie um patê diferente adicionando Gorgonzola ao Creme de Ricota.

Minas Frescal: de origem tipicamente brasileira, é um produto delicioso, leve e suave. Esse queijo, mesmo aquecido, não derrete totalmente, então você pode optar por adicionar outras variedades e dar um sabor a mais no sanduíche.

Mussarela: o mais comum dos queijos, pode ser de Búfala (requintado) ou amarela. Derrete muito facilmente no segundo tipo e é melhor para receitas frias, no segundo. Com tomate e orégano lembram os sabores de pizzas.

FAÇA EM CASA

Sanduíche de queijo quente

Ingredientes:
2 fatias de pão de brioche
100g de Queijo Minas Padrão Tirolez
100g de Queijo Gruyère Tirolez
1 colher de chá de Manteiga sem sal Tirolez

Modo de Preparo:
– Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Enquanto isso, passe manteiga em um dos lados do pão. Em seguida, coloque os queijos para derreter. Preencha o pão com o queijo derretido. Volte o sanduíche para a frigideira com o lado da manteiga para baixo, dando assim, uma leve tostada no pão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *