Peça Delicadas Embalagens está em cartaz nesta sexta e sábado

Espetáculo, com entrada gratuita, acontece no Teatro Alfredo Sigwalt com apresentações entre nesta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de abril. Haverá intérprete de Libras.

Foto Divulgação

Joaçaba recebe no período de 9 a 13 de abril o projeto Delicadas Embalagens, que inclui além do espetáculo, oficinas e encontro com grupos de teatro. Delicadas Embalagens é o invólucro de humanidades expostas às perdas e aos excessos da vida contemporânea em que o afeto corre o risco de ser substituído por coisas.

A peça tem condução da CiaSenhas de Teatro é feita por quatro atores que narram e vivenciam a intimidade e as perdas de uma família formada por pessoas muito jovens. São adolescentes que trôpegos, educam suas duas filhas e tentam administrar, ao seu modo, uma vida adulta repleta de solicitações. São seres imersos em conflitos familiares.

A dramaturgia assinada por Sueli Araujo é estruturada por textos narrativos que se interpõe e se complementam criando uma textura multifacetada dos fatos. O resultado é uma narrativa ágil e envolvente que desde o início estabelece uma relação de cumplicidade com a plateia.

A afetividade e suas contradições formam um elemento fundamental neste trabalho. Ela é forma e conteúdo explorados no texto, na atuação dos atores e nos demais elementos visuais. Ela media os comportamentos dos personagens e potencializa a delicadeza com a qual são tratados os temas: consumo, conflitos familiares, despreparo psíquico, moral e ético.

A encenação estabelece o discurso cênico na atuação, no jogo entre os atores e na relação entre ator-personagem-narrador e plateia, para expor algumas fragilidades humanas de nosso tempo. A presença física dos interpretes é um recurso dramatúrgico importante, pois atua como articulador de estados corporais que narram as emoções relacionadas aos fatos narrados. A sonoplastia dialoga com o universo pop brasileiro e tem composições feitas exclusivamente para o espetáculo. A iluminação projeta, inicialmente, espaços comuns entre atores e plateia e gradativamente se fecha sobre os personagens, individualizando-os. O resultado é um distanciamento afetivo que integra ficção e realidade.

Delicadas Embalagens foi contemplado pelo edital de montagem da Fundação Cultural de Curitiba- PR, teve estreia em 2008, participou de diversos festivais nacionais e realizou mais de 90 apresentações em diversas cidades brasileiras com excelente acolhida do público.

Todas as apresentações têm entrada franca e acessibilidade para portadores de deficiência auditiva (intérprete em Libras, a Língua de sinais brasileira).

Foto Divulgação

AGENDA

ESPETÁCULO DELICADAS EMBALAGENS
12 e 13/04, às 20h30
Teatro Alfredo Sigwalt

AÇÃO DE FORMAÇÃO DE PLATEIA
09/04 – Oficina (estudantes ensino médio)
12/04, às 9h30 – Apresentação Delicadas Embalagens + Bate-Papo

ENCONTRO COM GRUPOS E ARTISTAS DE TEATRO
13/04, às 14h, no Tejo – Espaço Cultural.

Entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos
Todas as apresentações contam com intérprete de Libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *